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Princípios e práticas de formação de professores em filosofia com crianças e jovens

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O estudo que apresentamos pretende contribuir para a compreensão dos princípios e dos sentidos das práticas de um programa de formação de professores para o ensino da filosofia com crianças e jovens, que tem vindo a ser desenvolvido há alguns anos em Portugal. Trata-se de um programa que se baseia na proposta inicial de formação de professores de Lipman (1990) e na “prática filosófica” (Brenifier, 2005). A educação para o pensar (pensar crítico, criativo e ético) é central nas linhas orientadoras destes referenciais de formação. Com base em observação participante e em entrevistas às formadoras, descreve-se e analisa-se criticamente este programa de formação à luz de um conjunto de princípios indagativos, reflexivos e críticos. Os resultados permitem inferir que o princípio do isomorfismo entre a formação e o ensino, que se pretende seja desenvolvido pelos professores/formandos, é fundamental neste processo de formação. Valorizam-se os saberes dos professores, suas experiências e capacidade de inovação, num processo dinâmico, criativo e colaborativo. A articulação entre teoria e prática e a ética relacional são igualmente princípios centrais desta formação.

Description

Keywords

Práticas de formação de professores Colaboração Filosofia com crianças e jovens Princípios da formação de professores

Pedagogical Context

Citation

Machado, E. B., & Freire, I. (2016). Princípios e práticas de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho, & J. Rocha (Coords.). Atas do XIII Congresso SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 592-601). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação.

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Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

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