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Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis

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Abstract(s)

É geralmente aceite que foi o impacto do Rochester Quake (como Mylot III designou o frenesim que se seguiu ao anúncio do mega negócio que consistiu na subcontratão da gestão de dados, micro­ computadores e redes de cornunicações Eastman Kodak Company de Rochester) que provocou, funda­- mentalrnente devido à dirnensão e notoriedade desta, a explosão da utilização do outsourcing. A partir do anúncio deste negócio, de rnilhões de dólares, outros se lhe seguiram, em inúmeras outras organizações públicas e privadas, de montantes cada vez maiores, em rnuitos casos de vários biliões de dólares. 0 recurso ao outsourcing passou a constituir uma constante entre as maiores organizações, designadamente as empre-­ sariais, em todo o mundo, tornando-se cada vez mais uma políltica habitual nos mais diversos sectores das economias, e ern crescente niunero de tipos diferenciados de actividades e serviços . Com o presente estudo pretende-se, para alem de uma análise do próprio fenómeno em si mesmo, relacio-­ nado com principios, ideias e teorias (algumas de projecção ainda recerrte), corn que se tern cruzado no contexto da sua inserção na vida das organizações, verificar o que, a seu respeito, se passa em Portugal, no momenta presente. Para uma abordagern mais consistente, considerou-se, para além de um tratamento do tema em termos genéricos, o caso específico do outsourcing na gestão de frotas de viaturas automóveis.
It is generally accepted that it was the impact of the Rochester Quake (as Mylot m designated the upset that followed the announcement of the mega deal that consisted on the subcontracting of the management micro computer data and communication networks of Eastman Kodak Company of Rochester) that lead, mainly due to the size and notableness of the company, to the outburst of the use of outsourcing. After the announcement of this multimillion dollar deal, several others followed, in many other public and private companies, of increasing values, in many uses reaclling several billion dollars. The resource to out­ sourcing became a standard policy among the major organisations, namely in enterprises, across the world inevery sector of the economy and in a growing number of diverse activities and services. With this essay, besides the study of the phenomenon in itself. related to principles, ideas and theories (some of which quite recent) with which it has crossed inthe context of its insercion in the lifes of the or­ ganisations, it is intended to analyse what happened recently in Portugal regarding this phenomenon. For a more solid and consistent approach, besides a general and theoretical analysis of the theme, the sp cific case of fleet management was considered.

Description

Mestrado em Gestão/M.B.A.

Keywords

Subcontratação Gestão de frotas Estratégia Valor Alianças Outsourcing Fleet management Strategy Value Alliances

Pedagogical Context

Citation

Santos, António José Robalo dos (1996). " Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

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