Repository logo
 
Publication

A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma e-rede local

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-
dc.contributor.advisorCalha, Mário João Barata
dc.contributor.authorPereira, Emanuel Vindeirinho
dc.date.accessioned2023-06-01T08:27:35Z
dc.date.available2023-06-01T08:27:35Z
dc.date.issued2022-07-25
dc.date.submitted2022-06-07
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o projeto de intervenção intitulado” Aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma E-Rede Local”, implementado na Escola Secundária de São João da Talha, numa turma de 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação, no módulo 3 “Redes de Computadores Avançado”. A prática de ensino supervisionada decorreu ao longo de 22 tempos letivos, com a duração de 50 minutos cada, e teve como objetivos a aquisição dos conceitos da camada 3 do modelo Open System Interconnection (OSI), routers, protocolos, Internet Protocol (IP), Routing Information Protocol (RIP), Address Resolution Protocol (ARP), classes de IP e submáscaras, com recurso à metodologia de aprendizagem baseada em projetos. O projeto que foi apresentado aos alunos consistiu na restruturação de uma rede local de uma microempresa, dividido em três fases: i) conhecer a estrutura da rede atual e efetuar o levantamento de requisitos da microempresa; ii) planear a conceção da nova rede; e iii) simular a nova rede local. Com o objetivo de avaliar a rede desenvolvida pelos alunos, bem como a sua conceção, foram utilizadas grelhas de observação de aula e de monitorização do projeto. Para além destes, foram aplicados outros instrumentos de avaliação com o intuito de verificar, se a abordagem baseada em projetos contribuiu para a consolidação dos conceitos de redes de computadores avançado. Os resultados obtidos evidenciam uma melhoria das aprendizagens dos alunos, podendo-se afirmar que a metodologia adotada teve um impacto positivo na consolidação de conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the intervention project entitled "Project-based Learning in the Development of a Local E-Net", developed on São João da Talha high school, in a 10th year class of the Professional Course of Management and Programming Technician. of Computer Systems, in the discipline of Communication Networks, in module 3 “Advanced Computer Networks”. The supervised teaching practice took place over 22 classes, lasting 50 minutes each, and aimed to acquire the concepts of layer 3 of the Open System Interconnection (OSI) model, routers, protocols, Internet Protocol (IP) , Routing Information Protocol (RIP), Address Resolution Protocol (ARP), IP classes and sub-masks, using project-based learning methodology. The project that was presented to the students consisted of restructuring a local network of a micro-enterprise, divided into three phases: i) knowing the structure of the current network and carrying out the survey of micro-enterprise requirements; ii) plan the design of the new network; and iii) simulate the new local network. To evaluate the network developed by the students, as well as its design, classroom observation and project monitoring grids were used. In addition to these, other assessment instruments were applied to verify whether the project-based approach contributed to the consolidation of advanced computer networking concepts. The results obtained show an improvement in the students' learning, and it can be said that the adopted methodology had a positive impact on the consolidation of knowledge.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/57748
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes de comunicaçãopt_PT
dc.subjectRedes de computadorespt_PT
dc.subjectInformática - Estudo e ensinopt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022pt_PT
dc.titleA aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de uma e-rede localpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie058204_tm.pdf
Size:
12.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: