| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 147.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O texto trata do processo de formação de educadores de adultos responsáveis pela
implementação do reconhecimento e validação de adquiridos experienciais em Portugal.
As investigações realizadas neste domínio revelam que, de forma geral, esses educadores
não têm uma formação de base específica, no âmbito da educação formal, que os prepare
para o desempenho profissional do processo de reconhecimento e validação de adquiridos
experienciais, contudo assumem funções que exigem o domínio de metodologias inovadoras
e complexas. Deste modo, o texto, ao centrar-se no processo de formação dos educadores
de adultos que trabalham no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de
adultos pouco escolarizados, visa analisar o modo como eles aprenderam a desempenhar
essa atividade profissional. A problematização e a reflexão, apresentadas no texto, são
orientadas pelo pressuposto de que a formação é um processo amplo e difuso, que ocorre ao
longo da vida, nos múltiplos espaços e tempos. A análise é resultado de uma investigação
qualitativa, cujos dados empíricos são oriundos de entrevistas biográficas com educadores
de adultos, responsáveis pela implementação do processo de reconhecimento e validação
de adquiridos experienciais. Os dados empíricos recolhidos evidenciam que a formação
dos educadores de adultos decorreu, essencialmente, da sua experiência profissional no
âmbito deste processo. Os educadores de adultos aprenderam com os pares, no contexto de
trabalho, através das dinâmicas dos próprios centros de educação de adultos, resultantes
da missão, das metodologias utilizadas e da especificidade do processo de reconhecimento
e validação de adquiridos experienciais. Deste modo, sua formação resultou do contato
direto com a ação, da reflexão e da apropriação das experiências vividas no trabalho.
Description
Keywords
Educador de adultos Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais Formação
Pedagogical Context
Citation
Paulos, C., & Cavaco, C. (2022). A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Educação e Pesquisa, 48, e244384. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248244384por
Publisher
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
