Repository logo
 
Publication

Preços em concorrência monopolística e oligopólio - um ensaio sobre a teoria do valor.

dc.contributor.advisorFarto, Manuel
dc.contributor.authorLeão, Pedro Alexandre Reis Carvalho
dc.date.accessioned2021-10-08T16:11:22Z
dc.date.available2021-10-08T16:11:22Z
dc.date.issued1996-03
dc.descriptionMESTRADO EM ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA.pt_PT
dc.description.abstractA dissertação tem o seguinte objectivo fundamental: explicar o preço de um bem qualquer e o preço relativo de dois bens quaisquer. Acessoriamente, pretende também explicar-se a relativa rigidez que se observa ao longo dos ciclos económicos no mundo real. O capítulo 2 mostra que os resultados do modelo de concorrência perfeita são contraditórios com a essência do precesso de formação dos preços no mundo real. Os capítulos 3, 4 e 5 têm como objectivo explicar os preços e os preços relativos em mercados de concorrência monopolística e de oligopólio. O capítulo 3 analisa a formação dos preços em concorrência monopolística no curto e no longo prazo. O capítulo 4 discute a formação dos preços em oligopólio no curto prazo - cingindo-se apenas a modelos em que as empresas têm como variável de decisão os preços e não as quantidades. A conclusão é a de que o (estranhamente desconhecido) modelo de Chamberlin contém a explicação mais sólida até hoje proposta para a explicação dos preços em oligopólio no curto prazo. O capítulo 5 evolui para a discussão da formação dos preços em oligopólio no longo prazo. As barreiras à entrada são o principal elemento explicativo dos preços de oligopólios no longo prazo e, consequentemente, o capítulo dedica a maior parte do seu espaço à análise dos factores que criam barreiras à entrada em indústrias oligopolistas. A diferenciação do produto e os requisitos de capital excessivamente elevados em alguns sectores sobressaem como as duas principais origens das barreiras à entrada em indústrias de oligopólio. O capítulo final deste trabalho tem dois objectivos. O primeiro é explicar a relativa rigidez dos preços que se observa ao longo do tempo na generalidade dos mercados do mundo real. O segundo objectivo é mostrar que isso implica que as análises dos preços de longo prazo têm uma pertinência empírica muito superior à das análises de curto prazo - ao contrário do que supõe pensamento actualmente dominante em microeconomia (de raiz neoclássica e marginalista).pt_PT
dc.description.abstractThe dissertation has one main objective; to expiam the price of any given good and the relative price of any two given goods. Besides, it also attempts to expiam the rigidity of prices observed during the business cycles. Chapter two shows that the main results of the model of perfect competion are at variance with the essence of price formation in the real world. Chapters 3-5 pursue an explanation of prices and relative prices in monopolistic competitive and oligopolistic markets. Chapter 3 analysis how prices are formed in monopolistic competition both in the short and the long run. Chapter 4 studies how prices are formed in oligopoly in the short run. We only deal with models that assume firms fix prices rather than quantities. The conclusion is that the (oddly enough) unkown ChamberlhTs model contains the best explanation of prices in oligopoly in the short run. Chapter 5 discusses the process of price formation in oligopoly in the long run. We soon conclude that barriers to entry are the main explanation of prices in oligopoly in the long run and so most of the chapter is devoted to an analisys of their determinants. Product diferentiation and capital requirements appear as the two main sources of barriers to entry in oligopolistic industries. Finally, chapter 6 pursues an explaination of real world price rigidities and shows that these rigidities cast serious doubts upon the validity of neoclassicical value theory.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLeão, Pedro Alexandre Reis Carvalho (1996). " Preços em concorrência monopolística e oligopólio - um ensaio sobre a teoria do valor." Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/22180
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherISEGpt_PT
dc.subjectConcorrência perfeitapt_PT
dc.subjectConcorrência monopolísticapt_PT
dc.subjectOligopóliopt_PT
dc.subjectBarreiras à entradapt_PT
dc.subjectTeoria do valor/dos preçospt_PT
dc.subjectCiclo económicopt_PT
dc.subjectRigidez dos preçospt_PT
dc.subjectPerfect competitionpt_PT
dc.subjectMonopolistic competitionpt_PT
dc.subjectBusiness cyclept_PT
dc.subjectPrice rigiditiespt_PT
dc.subjectBarriers to entrypt_PT
dc.titlePreços em concorrência monopolística e oligopólio - um ensaio sobre a teoria do valor.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-PARCL-1996.pdf
Size:
4.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: