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Advisor(s)
Abstract(s)
A dissertação tem o seguinte objectivo fundamental: explicar o
preço de um bem qualquer e o preço relativo de dois bens quaisquer.
Acessoriamente, pretende também explicar-se a relativa rigidez que se
observa ao longo dos ciclos económicos no mundo real.
O capítulo 2 mostra que os resultados do modelo de concorrência
perfeita são contraditórios com a essência do precesso de formação dos
preços no mundo real. Os capítulos 3, 4 e 5 têm como objectivo explicar
os preços e os preços relativos em mercados de concorrência
monopolística e de oligopólio. O capítulo 3 analisa a formação dos preços
em concorrência monopolística no curto e no longo prazo. O capítulo 4
discute a formação dos preços em oligopólio no curto prazo - cingindo-se
apenas a modelos em que as empresas têm como variável de decisão os
preços e não as quantidades. A conclusão é a de que o (estranhamente
desconhecido) modelo de Chamberlin contém a explicação mais sólida até
hoje proposta para a explicação dos preços em oligopólio no curto prazo.
O capítulo 5 evolui para a discussão da formação dos preços em oligopólio
no longo prazo. As barreiras à entrada são o principal elemento
explicativo dos preços de oligopólios no longo prazo e, consequentemente,
o capítulo dedica a maior parte do seu espaço à análise dos factores que
criam barreiras à entrada em indústrias oligopolistas. A diferenciação do
produto e os requisitos de capital excessivamente elevados em alguns
sectores sobressaem como as duas principais origens das barreiras à
entrada em indústrias de oligopólio. O capítulo final deste trabalho tem
dois objectivos. O primeiro é explicar a relativa rigidez dos preços que se
observa ao longo do tempo na generalidade dos mercados do mundo real.
O segundo objectivo é mostrar que isso implica que as análises dos preços
de longo prazo têm uma pertinência empírica muito superior à das análises
de curto prazo - ao contrário do que supõe pensamento actualmente
dominante em microeconomia (de raiz neoclássica e marginalista).
The dissertation has one main objective; to expiam the price of any given good and the relative price of any two given goods. Besides, it also attempts to expiam the rigidity of prices observed during the business cycles. Chapter two shows that the main results of the model of perfect competion are at variance with the essence of price formation in the real world. Chapters 3-5 pursue an explanation of prices and relative prices in monopolistic competitive and oligopolistic markets. Chapter 3 analysis how prices are formed in monopolistic competition both in the short and the long run. Chapter 4 studies how prices are formed in oligopoly in the short run. We only deal with models that assume firms fix prices rather than quantities. The conclusion is that the (oddly enough) unkown ChamberlhTs model contains the best explanation of prices in oligopoly in the short run. Chapter 5 discusses the process of price formation in oligopoly in the long run. We soon conclude that barriers to entry are the main explanation of prices in oligopoly in the long run and so most of the chapter is devoted to an analisys of their determinants. Product diferentiation and capital requirements appear as the two main sources of barriers to entry in oligopolistic industries. Finally, chapter 6 pursues an explaination of real world price rigidities and shows that these rigidities cast serious doubts upon the validity of neoclassicical value theory.
The dissertation has one main objective; to expiam the price of any given good and the relative price of any two given goods. Besides, it also attempts to expiam the rigidity of prices observed during the business cycles. Chapter two shows that the main results of the model of perfect competion are at variance with the essence of price formation in the real world. Chapters 3-5 pursue an explanation of prices and relative prices in monopolistic competitive and oligopolistic markets. Chapter 3 analysis how prices are formed in monopolistic competition both in the short and the long run. Chapter 4 studies how prices are formed in oligopoly in the short run. We only deal with models that assume firms fix prices rather than quantities. The conclusion is that the (oddly enough) unkown ChamberlhTs model contains the best explanation of prices in oligopoly in the short run. Chapter 5 discusses the process of price formation in oligopoly in the long run. We soon conclude that barriers to entry are the main explanation of prices in oligopoly in the long run and so most of the chapter is devoted to an analisys of their determinants. Product diferentiation and capital requirements appear as the two main sources of barriers to entry in oligopolistic industries. Finally, chapter 6 pursues an explaination of real world price rigidities and shows that these rigidities cast serious doubts upon the validity of neoclassicical value theory.
Description
MESTRADO EM ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA.
Keywords
Concorrência perfeita Concorrência monopolística Oligopólio Barreiras à entrada Teoria do valor/dos preços Ciclo económico Rigidez dos preços Perfect competition Monopolistic competition Business cycle Price rigidities Barriers to entry
Pedagogical Context
Citation
Leão, Pedro Alexandre Reis Carvalho (1996). " Preços em concorrência monopolística e oligopólio - um ensaio sobre a teoria do valor." Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Publisher
ISEG
