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Impacto da avaliação externa das escolas nos serviços de psicologia e orientação : estudo na área geográfica de intervenção da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL)
datacite.subject.fos | Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Afonso, Natércio, 1948- | |
dc.contributor.author | Campos, Belmiro da Conceição Pitaça de, 1961- | |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T10:52:57Z | |
dc.date.available | 2017-05-23T10:52:57Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2004 | pt_PT |
dc.description.abstract | A crescente importância dada à avaliação do desempenho das organizações educativas, consubstanciada no lançamento do programa de "Avaliação Integrada das Escolas" pela Inspecção Geral da Educação, e a valorização dada à equidade e orientação educativa, justificando a intervenção de serviços especializados na escola, enquadram e contextualizam a presente investigação. Procurou-se responder à seguinte questão: Qual o impacto do programa de "Avaliação Integrada das Escolas" nos serviços de Psicologia e Orientação? Os objectivos gerais orientaram-se para a descrição dos processos e acções da dinâmica inspectiva, para a identificação de alterações ao funcionamento dos SPO's e das escolas atribuídas à participação no programa, e para a opinião e expectativas dos profissionais dos SPO's intervenientes face à avaliação externa. Em termos de estratégia metodológica, optou-se por um estudo extensivo ex post facto, descritivo. O objecto de estudo são as imagens, representações e expectativas dos profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação face à avaliação externa das escolas, mais especificamente relativas ao Programa de Avaliação Integrada das Escolas, fundamentadas na participação da sua escola e dos serviços no programa. Na recolha de informação empírica foi privilegiado o inquérito por questionário, elaborado especificamente para o efeito. De forma complementar, utilizou-se uma entrevista colectiva (semi-estruturada) aos profissionais da Coordenação Regional dos SPO's. As conclusões da investigação apontam para um envolvimento dos SPO's na avaliação coerente com o modelo conceptual do PAIE, valorizando-se no processo inspectivo destes serviços, elementos relevantes da sua qualidade. O relatório de avaliação da escola revelou-se um instrumento fundamental de práticas reflexivas do funcionamento das escolas. Este documento, apesar de algumas omissões que os SPO's consideraram como importantes relativas ao funcionamento destes serviços, é revelador da metodologia utilizada no programa e dos princípios que o nortearam, podendo constituir-se como um verdadeiro instrumento de gestão qualitativa das escolas. As alterações ao funcionamento das escolas e dos SPO's atribuídas à sua participação no programa de avaliação externa, apontam claramente para uma melhoria da qualidade educativa e, consequentemente, para o desenvolvimento organizacional da escola. O Programa de Avaliação Integrada das Escolas contribuiu decisivamente para a mudança de atitudes das escolas face à sua avaliação e para a superação de alguns mitos relacionados com a Inspecção Geral da Educação. Uma última conclusão aponta para o facto da maioria das escolas ainda não reconhecerem na auto-avaliação uma "mais valia" organizacional, não sendo, portanto, uma actividade integrante da sua dinâmica de.funcionamento. Em resumo, a presente investigação parece evidenciar um modelo de avaliação externa, coerente com uma política de descentralização e desenvolvimento organizacional da escola. Uma complementaridade do programa, através de medidas/acções por parte das escolas e da tutela, devidamente articuladas com os resultados da avaliação, poderá apresentar-se como um forte contributo para a eficácia e melhoria da qualidade educativa. | pt_PT |
dc.description.abstract | L'importance croissante donnée à l'évaluation de la performance des organisations scolaires, établi par la parution de programmes d'évaluation externe des écoles, et la valorization de la justesse et de l'orientation pédagogíque et profissionel, justifient l'intervention de services spécialisés dans l'école et donne le contexte Ia présente investigation qui essaie de répondre au sujet suivant: Quel est I'impact de «Programme d'Évaluation.lntégrée des Écoles» dans les Services de Psychologle et Orientation? Les objectives ont été guidés vers Ia description des processus et des actions de la dynamique inspective, vers l'identification des changements du fonctionement des SPO's et des écoles qui participent au Programme, vers I'opinion des profissionais des SPO's intervenants et, fínalement, vers les expectatives par rapport à l'évaluation externe. Dans le domaine de la stratégie méthodologique, on n'a opté pour une étude étendue descriptive. Sont objet d'étude les images, représentations et expectatives des profissionels des Services de Psychologie et d'Orientation (SPO's) concernant l'évaluation externe des écoles, plus précisement le programme d' "Évaluation Intégrée des Écoles", basées dans la participation de leur école et leurs services dans le Programme. Concernant les recherches d'information empirique, on n'a privilégié l'enquête par questionnaire spécifiquement élaboré pour I'effet. Pour compléter, une interview colectif (semi-structuré) a été adresser aux professionnels de la coordination régionale de SPO's. Les conclusions de l'enquéte signalent une participation des SPO's dans l'évaluation cohérente avec le modèle conceptuel du programme d'évaluation intégrée, dans le processus inspective de ces services, qui constituent éléments importants de la qualité de ces services spécialisés. Le rapport d'évaluation de l'écólè á été désigner comme un instrument fondamental de practiques reflexes de l'action des écoles. Ce document, malgré quelques omissions que SPO's a considéré importantes vis-a-vis au fonctionnement de ces services, est révélateur de la méthodologie utilisée dans le programme et les príncipes suivis, et pourrait être constituer comme un vrai instrument d'administration qualitative des écoles. Les modifications à l'action des écoles et des SPO's attríbués à leur participation dans le programme d'évaluation externe, nous adressent a une amélioration objectif de la qualité pédagogique et, par conséquence, a un développement organizacional de l'école. Le programme d'évaluation intégrée des écoles a contribué au changement d'attitudes des écoles de façon décisive par rapport à son évaluation et à la superation de quelques mythes avec l' "Inspecção Geral de Educação". Une dernière conclusion, le fait que la plupart des écoles ne reconnaissent pas encore la self-évaluation comme un avantage organisational pour l'école et par conséquence, ne fait pas partie des dinamiques de fonctionnement. En résumé, cette enquête permet d'evidencier un modèle d'évaluation externe, cohérente avec une politique de décentralisation et de développement organisational de l'école. Une complémentarité du programme, à travers de mesures/actions de la part des écoles et de leur tutelle, correctement articulé avec les résultats de l'évaluation, peut assumer un vrai contríbut à l'efficacité et amélioration de la qualité pédagogique. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/27752 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Teses de mestrado - 2004 | pt_PT |
dc.subject | Avaliação externa | pt_PT |
dc.subject | Orientação escolar | pt_PT |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_PT |
dc.subject | Administração escolar - Portugal | pt_PT |
dc.title | Impacto da avaliação externa das escolas nos serviços de psicologia e orientação : estudo na área geográfica de intervenção da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
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