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Comportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivos

dc.contributor.advisorZacarias, Abílio
dc.contributor.authorMarques, Tomás Afonso Reis
dc.date.accessioned2022-02-19T17:23:38Z
dc.date.available2022-02-19T17:23:38Z
dc.date.issued2021-10
dc.descriptionMestrado Bolonha em Marketingpt_PT
dc.description.abstractO mercado retalhista desportivo tem vindo a crescer ao longo do tempo, tendo atingido em 2020, em termos globais, 160,61 mil milhões de USD. No entanto, o crescimento exponencial das contrafações, mais de 10000% em 20 anos, tem impedido que este crescimento do mercado de artigos desportivos seja superior. Dada a dimensão, que pode exceder os 600 mil milhões de USD, anuais, e a relevância dos produtos contrafeitos propõe-se neste estudo conhecer quais os fatores que determinam a intenção de compra de imitações de artigos desportivos entre os alunos universitários portugueses. Assim, com base na teoria do comportamento planeado, que é uma extensão da teoria da ação racional, foi aplicado o modelo conceptual, juntamente com o constructo perceção de marca. Os dados dos 127 inquiridos, válidos, foram tratados através do SPSS 26 com o método da Máxima Verosimilhança (ML). Este estudo é inédito em Portugal, e permite perceber, noutras geografias, que a atitude relativa ao comportamento do consumidor é aquela dimensão que mais impacto tem na intenção de compra de produtos desportivos contrafeitos.pt_PT
dc.description.abstractThe sports retail market has been growing over time, reaching USD 160.61 billion globally by 2020. However, the exponential growth of counterfeits, more than 10000% in 20 years, has prevented this growth in the sporting goods market from being higher. Given the size, which may exceed 600 billion USD, annually, and the relevance of counterfeit products, we propose in this study to know what factors determine the intention to purchase imitation sporting goods among Portuguese university students. Thus, based on the theory of planned behavior, which is an extension of the theory of rational action, the conceptual model was applied, together with the construct brand consciousness. The data from 127 valid respondents were treated through SPSS 26 with the Maximum Likelihood (ML) method. This study is unprecedented in Portugal, and allows us to realize, in other geographies, that the attitude towards consumer behavior is the dimension that has the most impact on the intention to purchase counterfeit sports products.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMarques, Tomás Afonso Reis (2021). "Comportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/23626
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectContrafaçãopt_PT
dc.subjectArtigos desportivospt_PT
dc.subjectConsumer Behaviorpt_PT
dc.subjectPurchase Intentionpt_PT
dc.subjectCounterfeitingpt_PT
dc.subjectSporting Goodspt_PT
dc.titleComportamento do consumidor perante imitações de artigos desportivospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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