Repository logo
 
Publication

O key account management e a articulação entre redes externas e internas : um caso de estudo

dc.contributor.advisorMota, João
dc.contributor.authorRodrigues, Cristiano Agostinho Barros
dc.date.accessioned2019-11-04T14:21:25Z
dc.date.available2019-11-04T14:21:25Z
dc.date.issued2019-10
dc.descriptionMestrado em Gestão e Estratégia Industrialpt_PT
dc.description.abstractKey Account Management, uma abordagem frequentemente utilizada pelas empresas para gerir clientes chave, tem sido amplamente estudada na literatura com diversas abordagens. A rica literatura sobre o papel deste arranjo organizacional tem focado aspetos tão variados, como os seus benefícios, fatores de sucesso, ou o papel desses gestores de contas - os key account managers - nos relacionamentos com os clientes. O foco deste estudo é no key account management como uma atividade que envolve a articulação entre redes intra-organizacionais (rede interna) e redes inter-organizacionais (rede externa). Com esta perspetiva de base, este estudo procura explorar esse papel de interface e, em que medida e como é que a mobilização da rede interna é relevante para manter e desenvolver os relacionamentos com clientes chave. Com este propósito, conduziu-se um estudo de caso numa empresa, a partir de um conjunto de episódios, analisam-se as interações entre a rede interna da empresa focal, os key account managers e clientes específicos. Adicionalmente, e sendo clientes chave ou valiosos, faz-se uma breve caracterização das dimensões de valores de cada cliente na ótica da empresa focal. O estudo permite evidenciar a importância do papel dos key account managers na articulação entre redes internas e externas. Neste contexto, noções como alinhamento ou mobilização de recursos envolve não apenas a rede interna como a rede de clientes e de fornecedores. Esta constatação reforça o interesse em encarar os programas de KAM como rearranjos de redes de relacionamentos que se estendem para além das fronteiras de cada empresa.pt_PT
dc.description.abstractKey account management is an approach mostly used by companies to manage extremely important costumers; this approach has been widely studied in literature in diverse ways. The rich literature about the this organizational arrangement includes its benefits, success factors, the role of key account manager in the relationship with customers. This study focus on key account management as an activity that involves the interaction between internal network of a company with the external network of it. The main goal is to explore this interface role; particularly how the internal mobilization is relevant to maintain and develop the relationships with key accounts. With this purpose, a case study was conducted in a company, a group of episodes was analised, these episodes compiled a multitude of interactions by a focal company, the key account managers and specific customers. Additionally, a brief characterization regarding the value dimensions for each customer is done in the point supplier point of view. The importance associated to the role key account manager in the articualation of internal and external networks is display throughout this research. In this context, notions like alignment or resources mobilization involves not only the internal network but also the costumers and suppliers networks. This fact reinforces the interest in understanding KAM as rearrangements of relationship networks that extends beyond boundaries of a single company.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, Cristiano Agostinho Barros (2019). "O key account management e a articulação entre redes externas e internas : um caso de estudo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/18573
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectkey account managementpt_PT
dc.subjectrede internapt_PT
dc.subjectvalor de clientept_PT
dc.subjectkey accountpt_PT
dc.subjectsuporte da gestão de topopt_PT
dc.subjectespírito de equipapt_PT
dc.subjectfirm-internal networkpt_PT
dc.subjectclient valuept_PT
dc.subjecttop management supportpt_PT
dc.subjectteam spiritpt_PT
dc.titleO key account management e a articulação entre redes externas e internas : um caso de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-CABR-2019.pdf
Size:
491.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: