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Otimização da experiência de indivíduos alergicos na compra de bens de consumo diário

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Leonor Morgado Ferrão
dc.contributor.authorSilva, Ana Luísa Peres Boba Marques da
dc.date.accessioned2016-01-07T15:03:26Z
dc.date.available2016-01-07T15:03:26Z
dc.date.issued2015-08
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Produto.pt_PT
dc.description.abstractEm Portugal, entre 4 a 5% da população sofre de alergias alimentares. Enquanto para algumas pessoas os sintomas não passam de meras irritações de pele, para outras, as consequências podem ser fatais. Tais alergias afetam tanto o dia-a-dia do indivíduo como o das pessoas que o rodeiam, e é ainda hoje uma doença cuja gravidade é frequentemente desvalorizada. Este projeto de investigação enquadra-se no âmbito do design centrado no utilizador (DCU) e procura minimizar as dificuldades do indivíduo alérgico na aquisição de bens de consumo diário, através de uma aplicação de telemóvel. A recolha de dados empíricos foi feita em supermercados devido à extensa gama de produtos, com a leitura de rótulos como foco de intervenção. A aplicação também poderá, no entanto, funcionar em outros contextos, como mercearias, lojas de conveniência, etc. Para cumprir este objetivo identificam-se as alergias alimentares mais comuns, as suas implicações na saúde do alérgico e na sua interação social, e como afetam a sua experiência de supermercado. Utilizou-se uma metodologia de natureza mista não-intervencionista e intervencionista, de base qualitativa. No primeiro momento, recolheu-se e interpretou-se a informação qualitativa através da crítica literária, entrevistas a stakeholders, observação direta e análise crítica de casos de estudo para confirmar os objetivos, as questões de partida e formular o argumento. No segundo momento (projeto) desenvolveu-se a investigação ativa com a colaboração de pessoas interessadas, para as envolver no projeto, recolher sugestões de melhoria e assegurar a avaliação e validação da aplicação desenvolvida. O resultado alcançado é o projeto de um serviço e o protótipo funcional de uma aplicação para smartphone que testámos com um grupo de pessoas interessadas e que promete preencher as necessidades e as expetativas de utilizadores com alergias alimentares, no sentido de facilitar a sua experiência de compra de bens de consumo diário em supermercados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In Portugal, 4 to 5 per cent of the population suffers from food allergies. Whereas for some of them the symptoms are nothing more than mere skin rashes, to others the consequences can be fatal. Such allergies have an impact on not only the individual’s daily life but also the ones who engage him, and even nowadays, the severity of the illness is frequently undervalued. This research study is based on the user-centered design (UCD) in order to minimize the allergic person’s difficulties regarding the appropriation of items of daily consumption, with the assistance of a mobile phone application. The gathering of data for research was done in supermarkets due to the extensive array of products, having the reading of labels as its focus of action. However, the app will work in other contexts as well, such as grocery stores, convenience stores, etc. The more common food allergies need to be identified to fulfill this goal, as well as their implications on the allergic person’s health and social interaction, and how it affects his experience in the supermarket. A non-interventionist and interventionist mixed methodology of qualitative nature was used. First, qualitative information was gathered and analysed through literary critique, stakeholder interviews, direct observation and a critical analysis of case studies in order to confirm the goals, starting questions and construct the argument. Secondly, in the following phase (project) an active investigation took place with the collaboration of interested people, for the purpose of involving them in the project, gathering suggestions for improvement, and ensuring the evaluation and validation of the application. The obtained result is a service concept and an operational prototype of a smartphone application which we tested with a sample group of interested people, that correspond to the target-group’s necessities and expectations, making it easier for users with food allergies to shop for daily consumption goods in supermarkets.
dc.identifier.citationSilva, Ana Luísa Peres Boba Marques da - Otimização da experiência de indivíduos alergicos na compra de bens de consumo diário : estudo de caso em design centrado no utilizador. - Lisboa : FAUL, 2015. Tese de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/10593
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Faculdade de Arquiteturapt_PT
dc.subjectDesign cetrado no utilizador - DCUpt_PT
dc.subjectDesign de serviçospt_PT
dc.subjectDesign de experiênciaspt_PT
dc.subjectCo-designpt_PT
dc.subjectAlergias alimentarespt_PT
dc.subjectUser centred design - UCDpt_PT
dc.subjectExperience designpt_PT
dc.subjectFood allergiespt_PT
dc.titleOtimização da experiência de indivíduos alergicos na compra de bens de consumo diáriopt_PT
dc.title.alternativeEstudo de caso em design centrado no utilizadorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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