Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um breve olhar sobre a relação entre as tecnologias digitais e o currículo no início do Séc. XXI

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O que implica a relação subjacente ao título do painel O Digital e o Currículo, que tivemos a honra de organizar e moderar no âmbito da VI Conferência Internacional de TIC na Educação (Challenges 2009), isto é, a relação entre os objectivos de natureza curricular perseguidos pela Escola e o potencial que as tecnologias digitais têm para oferecer, foi a questão de fundo que tivemos oportunidade de sugerir como base da reflexão e discussão. O que significa, em particular, essa relação, numa altura em que é tão saliente a força das imagens e cada vez mais questionada a perenidade do conhecimento científico? Que mudanças do ponto de vista metodológico terão de verificar‐se nos processos de ensinar e de aprender? Que competências deverão ter professores e educadores? Como poderão os recursos digitais ajudar a resolver os problemas colocados pela aprendizagem? Estas, algumas das interrogações cuja resposta poderá ajudar a fazer luz sobre a problemática mais ampla da utilização das tecnologias digitais em contexto educativo.

Description

Keywords

Tecnologias digitais Currículo Sociedade da Informação Escola Desafios

Pedagogical Context

Citation

COSTA, Fernando (2009). Um breve olhar sobre a relação entre as tecnologias digitais e o currículo no início do Séc. XXI [Edição em CD-Rom]. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Actas da VI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2009. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 293-307.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Competência da Universidade do Minho

CC License