Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comunicação em museus de ciência

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie057910_tm.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito da conclusão do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências, foi realizado um estágio com duração de seis meses no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa). As redes sociais apresentam-se como uma mais-valia para os Museus e, durante este estágio tentou-se perceber como estas poderiam ser usadas não só como meio de promoção das atividades do Museu, mas também como locais de diálogo com os seguidores da página. Com este relatório pretende-se apresentar a análise efetuada à estratégia de comunicação das redes sociais do MUHNAC-ULisboa, as potencialidades de cada uma e, com base nos resultados obtidos, propor uma nova estratégia de comunicação e divulgação para a rede social Instagram. Apesar de não ser possível concluir a extensão do impacto que esta estratégia de comunicação teve no número de visitantes do Museu, verificou-se que existe interesse por parte do público em geral em seguir as publicações realizadas através da rede social Instagram e estar assim informado sobre as atividades e exposições promovidas pelo MUHNAC-ULisboa como visto no aumento do número de seguidores. Sendo que ainda se verifica uma grande ausência de estudos sobre o efeito que as redes sociais têm não só na comunicação de um Museu, mas também sobre o seu impacto junto do público em geral, este relatório de estágio apresenta-se como um primeiro contributo nesta abordagem.
As part of the conclusion of the Masters in Scientific Culture and Science Dissemination, a six-month internship took place at the National Museum of Natural History and Science of the University of Lisbon (MUHNAC-ULisboa). Social networks present themselves as an asset for Museums and, throughout this internship, it was explored how these could be used not only to promote the Museum’s activities and exhibitions, but also as a place of dialogue and communication with the social media followers. This report focuses on the work developed in the internship that included analyzing the different museum social networks’ communication strategies, identify their potential and create a new communication strategy proposal for Instagram. Although it is not possible to measure the impact this strategy had on the number of Museum visitors, it is clear there is an interest of the public in following the Instagram profile to stay informed on the activities and exhibitions promoted by MUHNAC-ULisboa as verified on an increase in the number of followers. Although there is still a lack of studies on the effect of social networks have in a museum’s communication and their impact on the public, this internship report aims to be the first step to this approach.

Description

Relatório de estágio de mestrado, Cultura Científica e Divulgação das Ciências, 2022, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Educação

Keywords

Museu Nacional de História Natural e da Ciência Museus de ciência Redes sociais Estratégias de comunicação Relatórios de estágio de mestrado - 2022

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License