Repository logo
 
Publication

Os efeitos da nova travessia rodoviária do Tejo na organização espacial da AML-Sul

dc.contributor.advisorPontes, José Pedro
dc.contributor.authorGésaro, Maria Custódia Ricardo
dc.date.accessioned2022-06-22T14:20:13Z
dc.date.available2022-06-22T14:20:13Z
dc.date.issued1999-05
dc.descriptionMestrado em Planeamento Regional e Urbanopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação incide sobre a importância do factor transporte na organização do espaço urbano. O enquadramento teórico é suportado nos modelos micro-económicos de localização residencial, seguindo a notação utilizada por Fujita ( 1986;87). A dissertação centra-se na importância do sistema de transporte na determinação do padrão de localização dos agentes e, nos efeitos que as melhorias nele registadas têm sobre a organização económica do espaço, pelo facto de se reflectirem na forma de uso do solo. O objectivo é responder à questão que se coloca com mais veemência quando se fala da nova travessia rodoviária do Tejo e das acessibilidades que lhes estão associadas, e que é a de saber como é que os efeitos decorrentes da sua construção se repercutem na organização espacial da Área Metropolitana Sul, no seu conjunto e em particular nos concelhos da área de influência directa.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation falis upon the importance of the transport factor in the urban pattern. The theoretical framework is supported by micro-economic models of residential location choice following the notation used by Fujita ( 1986;87). The dissertation is based on the importance of the transport system to the locational pattem of economics agents and the effects of its improvement on the economic space organisation, as they are reflected in the urban land shape. The aim is to answer the most vehement question about the new rodoviary crossing over Tagus river and its associated acessibilities, and that is to know how the effects of this construction will be reflected upon the South Metropolitan Arca spatial organisation, specially on the direct influence area councils.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGésaro, Maria Custódia Ricardo (1999). “Os efeitos da nova travessia rodoviária do Tejo na organização espacial da AML-Sul”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/24640
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectPadrão de Localizaçãopt_PT
dc.subjectCusto de Transportept_PT
dc.subjectRenda Licitadapt_PT
dc.subjectSuburbanizaçãopt_PT
dc.subjectCongestionamentopt_PT
dc.subject(Des)Centralizaçãopt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectLocational Patternpt_PT
dc.subjectTransport Costpt_PT
dc.subjectBid Rentpt_PT
dc.subjectSuburbanizationpt_PT
dc.subjectTransport Congestionpt_PT
dc.subject(Des)Centralisationpt_PT
dc.titleOs efeitos da nova travessia rodoviária do Tejo na organização espacial da AML-Sulpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-MCRG-1999.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: