Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os efeitos da nova travessia rodoviária do Tejo na organização espacial da AML-Sul

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM-MCRG-1999.pdf2.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação incide sobre a importância do factor transporte na organização do espaço urbano. O enquadramento teórico é suportado nos modelos micro-económicos de localização residencial, seguindo a notação utilizada por Fujita ( 1986;87). A dissertação centra-se na importância do sistema de transporte na determinação do padrão de localização dos agentes e, nos efeitos que as melhorias nele registadas têm sobre a organização económica do espaço, pelo facto de se reflectirem na forma de uso do solo. O objectivo é responder à questão que se coloca com mais veemência quando se fala da nova travessia rodoviária do Tejo e das acessibilidades que lhes estão associadas, e que é a de saber como é que os efeitos decorrentes da sua construção se repercutem na organização espacial da Área Metropolitana Sul, no seu conjunto e em particular nos concelhos da área de influência directa.
The present dissertation falis upon the importance of the transport factor in the urban pattern. The theoretical framework is supported by micro-economic models of residential location choice following the notation used by Fujita ( 1986;87). The dissertation is based on the importance of the transport system to the locational pattem of economics agents and the effects of its improvement on the economic space organisation, as they are reflected in the urban land shape. The aim is to answer the most vehement question about the new rodoviary crossing over Tagus river and its associated acessibilities, and that is to know how the effects of this construction will be reflected upon the South Metropolitan Arca spatial organisation, specially on the direct influence area councils.

Description

Mestrado em Planeamento Regional e Urbano

Keywords

Acessibilidade Padrão de Localização Custo de Transporte Renda Licitada Suburbanização Congestionamento (Des)Centralização Accessibility Locational Pattern Transport Cost Bid Rent Suburbanization Transport Congestion (Des)Centralisation

Pedagogical Context

Citation

Gésaro, Maria Custódia Ricardo (1999). “Os efeitos da nova travessia rodoviária do Tejo na organização espacial da AML-Sul”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue