Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
323.35 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização
e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de
multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender
como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à
multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das
produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande
diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose,
em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a
particularidades das tarefas.
Description
Keywords
Sentido de número Aprendizagem da multiplicação Trajetória de aprendizagem Procedimentos dos alunos
Pedagogical Context
Citation
Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didáctica, 3(1), 6-24.