Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MendesBrocardoOliveira_IndagatioDidatica.pdf323.35 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.

Description

Keywords

Sentido de número Aprendizagem da multiplicação Trajetória de aprendizagem Procedimentos dos alunos

Pedagogical Context

Citation

Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didáctica, 3(1), 6-24.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

CC License