Publication
O balanced scorecard para a administração pública portuguesa - aplicação prática a um organismo.
| dc.contributor.advisor | Caldeira, Mário | |
| dc.contributor.author | Guerreiro, Rui Manuel da Cruz | |
| dc.date.accessioned | 2021-10-22T11:45:37Z | |
| dc.date.available | 2021-10-22T11:45:37Z | |
| dc.date.issued | 2006-04 | |
| dc.description | Mestrado em Gestão/MBA. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Desde a sua criação, no início da década de 90 do século passado, o balanced scorecard vem sendo adoptado por um número crescente de organizações, tomando-se num dos mais divulgados e utilizados métodos de avaliação do desempenho organizacional em todo o mundo. As suas possibilidades de aplicação não se confinam ao sector privado da economia. Os organismos públicos podem também beneficiar com a sua utilização, mediante uma adaptação da abordagem organizacional que é preconizada pelo método ao contexto e objectivos específicos de cada organismo. Mas, uma questão se levanta: Como adaptar o balanced scorecard à realidade de um organismo público português? O presente trabalho procura precisamente dar resposta a esta questão. Na parte inicial é apresentada uma revisão da literatura disponível sobre sistemas de avaliação do desempenho de forma a determinar os aspectos mais importantes a considerar na sua concepção, desenvolvimento, implementação e actualização. Seguidamente, é feita a apresentação e crítica do método do balanced scorecard, tal como é definido pelos seus autores, visando a determinação dos ajustamentos necessários para que o método possa ser aplicado à realidade de um organismo público. Após o que, é descrita a aplicação do método ajustado a um organismo da administração pública portuguesa, no que consiste o caso prático desta dissertação. São retiradas lições sobre as formas e meios que podem ser utilizados para ultrapassar problemas encontrados nas fases de planeamento e desenvolvimento do balanced scorecard para organizações do sector público. São ainda discutidas lições sobre o papel que podem desempenhar os estímulos à mudança vindos do exterior e os efeitos da resposta da organização. Por fim, são analisados os aspectos relacionados com as dimensões do poder e a implementação de sistemas de informação para a gestão, com o intuito de responder às questões que se colocam à organização na continuação do projecto de adaptação do balanced scorecard. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Since its creation in the beginning of the 90's in the past century, the Balanced Scorecard as been adopted by an increasing number of organizations, becoming one of the most spread and used frameworks for organizational performance measurement ali over the world. Its possibilities of application are not restricted to the private sector of the economy. The public organisms can also benefit with its use, through an adaptation of the organizational approach that is praised by the framework to the context and specific objectives of each organism. But, a question arises: How to adapt the balanced scorecard to the reality of a Portuguese public organism? The present work searches precisely to find an answer to this question. In the first part it is presented a revision of the available literature on performance measurement systems so that the most important aspects to be considered on its design, development, implementation and actualization are determined. Afterwards, the balanced scorecard method is presented and reviewed, as it is defined by its authors, aiming at the determination of the necessary adjustments to be made so that it can be applied to the reality of a public organism. Finally, the application of the adjusted framework to a portuguese public administration organism is described, in what consists the case study presented. Lessons are drawn about the means and the manners that can be used to overcome encountered problems in the planning and development phases of the balanced scorecard for public sector organizations. Lessons on the role that externai stimulus for change can play, as well as the effects ofthe organization's response to it, are also discussed. Finally, aspects related to the power dimensions and information systems management implementation are analyzed, with the intent of answering the questions that the organization faces in proceeding the balanced scorecard adaptation project. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Guerreiro, Rui Manuel da Cruz, (2006). " O balanced scorecard para a administração pública portuguesa - aplicação prática a um organismo". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/22346 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | ISEG | pt_PT |
| dc.title | O balanced scorecard para a administração pública portuguesa - aplicação prática a um organismo. | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Instituto Superior de Economia e Gestão | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
