Repository logo
 
Publication

Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais

dc.contributor.authorGarcia, José Luís
dc.date.accessioned2015-09-24T09:55:49Z
dc.date.available2015-09-24T09:55:49Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractColocando no centro as novas tecnologias da informação, este artigo procura oferecer uma breve interpretação crítica do processo que, nos limiares do século XXI, tem revolvido a economia, a tecnologia, a comunicação e a sociedade. Argumenta-se que a nova realidade se encontra estabelecida por duas dinâmicas que se cruzam: as novidades tecnológicas permanentes nas formas de criação e distribuição de comunicação e informação; e as tendências econômicas orientadas para a transformação de importantes dimensões do conhecimento, da cultura e da comunicação, reduzidos à forma digital em produtos destinados para um mercado global, competitivo e repleto de novas possibilidades de crescimento. O processo que vários apelidam de informacionalização da sociedade intensifica a mercantilização crescente dessas esferas, doravante povoadas por conceitos como criatividade, inovação e competitividade.por
dc.identifier.citationGarcia, J. L. (2015). Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais [A critique of the information economy in the age of digital media]. Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, 4(1), 178-186. doi: 10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233por
dc.identifier.doi10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/20137
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de São Paulopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/102233por
dc.subjectMedia digitaispor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.titleUma crítica da economia da informação na era das mídias digitaispor
dc.title.alternativeA critique of the information economy in the age of digital mediapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage186por
oaire.citation.startPage178por
oaire.citation.titleNovos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticospor
oaire.citation.volume4 (1)por
person.familyNameGarcia
person.givenNameJosé Luís de Oliveira
person.identifier.ciencia-id0F14-8F74-79FE
person.identifier.orcid0000-0002-9387-9047
person.identifier.scopus-author-id55603821400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationea4fd3db-b863-4efc-9f68-2b213832c935
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea4fd3db-b863-4efc-9f68-2b213832c935

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ICS_JLGarcia_Critica_ARI.pdf
Size:
248.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections