| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 248.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Colocando no centro as novas tecnologias da informação, este artigo
procura oferecer uma breve interpretação crítica do processo que, nos limiares do
século XXI, tem revolvido a economia, a tecnologia, a comunicação e a sociedade.
Argumenta-se que a nova realidade se encontra estabelecida por duas dinâmicas
que se cruzam: as novidades tecnológicas permanentes nas formas de criação e
distribuição de comunicação e informação; e as tendências econômicas orientadas
para a transformação de importantes dimensões do conhecimento, da cultura
e da comunicação, reduzidos à forma digital em produtos destinados para um
mercado global, competitivo e repleto de novas possibilidades de crescimento.
O processo que vários apelidam de informacionalização da sociedade intensifica
a mercantilização crescente dessas esferas, doravante povoadas por conceitos
como criatividade, inovação e competitividade.
Description
Keywords
Media digitais Sociedade da informação
Pedagogical Context
Citation
Garcia, J. L. (2015). Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais [A critique of the information economy in the age of digital media]. Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, 4(1), 178-186. doi: 10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233
Publisher
Universidade de São Paulo
