Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ICS_JLGarcia_Critica_ARI.pdf248.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Colocando no centro as novas tecnologias da informação, este artigo procura oferecer uma breve interpretação crítica do processo que, nos limiares do século XXI, tem revolvido a economia, a tecnologia, a comunicação e a sociedade. Argumenta-se que a nova realidade se encontra estabelecida por duas dinâmicas que se cruzam: as novidades tecnológicas permanentes nas formas de criação e distribuição de comunicação e informação; e as tendências econômicas orientadas para a transformação de importantes dimensões do conhecimento, da cultura e da comunicação, reduzidos à forma digital em produtos destinados para um mercado global, competitivo e repleto de novas possibilidades de crescimento. O processo que vários apelidam de informacionalização da sociedade intensifica a mercantilização crescente dessas esferas, doravante povoadas por conceitos como criatividade, inovação e competitividade.

Description

Keywords

Media digitais Sociedade da informação

Pedagogical Context

Citation

Garcia, J. L. (2015). Uma crítica da economia da informação na era das mídias digitais [A critique of the information economy in the age of digital media]. Novos Olhares: Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, 4(1), 178-186. doi: 10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102233

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de São Paulo

Collections

CC License

Altmetrics