Repository logo
 
Publication

Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia

dc.contributor.authorCavaco, Carmen
dc.date.accessioned2021-04-19T15:53:10Z
dc.date.available2021-04-19T15:53:10Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO texto tem como objetivo analisar o potencial formativo da narrativa autobiográfica no formador de adultos. A análise resultou de uma investigação-formação-ação, filiada na hermenêutica, realizada com formadores de adultos, na condição de estudantes de mestrado, em Portugal. A investigação enquadrada no campo científico das Ciências da Educação baseou-se em dois pressupostos teóricos estruturantes: primeiro, considera-se que a educação e a formação são processos amplos e difusos, que ocorrem em todas as idades e contextos de vida e promovem uma transformação silenciosa; segundo, reconhece-se a importância de os formadores de adultos compreenderem o seu próprio processo de formação, como forma de potenciar o poder de ação e de transformação. Os formadores de adultos elaboraram uma biografia educativa centrada no percurso profissional e no processo de formação. A elaboração da narrativa biográfica mobilizou o sujeito num processo de reflexão, de rememoração, de seleção, de análise e de (re)elaboração da sua experiência, em dinâmicas de alternância entre o individual e o coletivo, a oralidade e a escrita. A análise destas narrativas biográficas permitiu compreender o poder formativo e transformador gerado pela reflexão, pela escrita de si e pela socialização da experiência. Os formadores de adultos atribuíram sentido e apropriam-se da sua experiência profissional e do seu processo de formação, o que desencadeou a autoformação. Nesse sentido, a biografia educativa apresentou um potencial transformador capaz de restituir o poder de ação e de formação dos formadores de adultos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavaco, C. (2021). Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia. Práxis Educacional, 17(44), 1-20. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587pt_PT
dc.identifier.issn2178-2679
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/47473
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_PT
dc.subjectFormadores de adultospt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_PT
dc.titleFormador de adultos: o potencial (trans)formador da biografiapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBahia, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.issue44pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlePráxis Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameCavaco
person.givenNameCarmen
person.identifier.orcid0000-0001-8261-7650
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication98a03e6e-16d0-414a-9795-c90047e9cc97
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery98a03e6e-16d0-414a-9795-c90047e9cc97

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CC_Praxis educacional_2021.pdf
Size:
624.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format