Publication
Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia
| dc.contributor.author | Cavaco, Carmen | |
| dc.date.accessioned | 2021-04-19T15:53:10Z | |
| dc.date.available | 2021-04-19T15:53:10Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | O texto tem como objetivo analisar o potencial formativo da narrativa autobiográfica no formador de adultos. A análise resultou de uma investigação-formação-ação, filiada na hermenêutica, realizada com formadores de adultos, na condição de estudantes de mestrado, em Portugal. A investigação enquadrada no campo científico das Ciências da Educação baseou-se em dois pressupostos teóricos estruturantes: primeiro, considera-se que a educação e a formação são processos amplos e difusos, que ocorrem em todas as idades e contextos de vida e promovem uma transformação silenciosa; segundo, reconhece-se a importância de os formadores de adultos compreenderem o seu próprio processo de formação, como forma de potenciar o poder de ação e de transformação. Os formadores de adultos elaboraram uma biografia educativa centrada no percurso profissional e no processo de formação. A elaboração da narrativa biográfica mobilizou o sujeito num processo de reflexão, de rememoração, de seleção, de análise e de (re)elaboração da sua experiência, em dinâmicas de alternância entre o individual e o coletivo, a oralidade e a escrita. A análise destas narrativas biográficas permitiu compreender o poder formativo e transformador gerado pela reflexão, pela escrita de si e pela socialização da experiência. Os formadores de adultos atribuíram sentido e apropriam-se da sua experiência profissional e do seu processo de formação, o que desencadeou a autoformação. Nesse sentido, a biografia educativa apresentou um potencial transformador capaz de restituir o poder de ação e de formação dos formadores de adultos. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Cavaco, C. (2021). Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia. Práxis Educacional, 17(44), 1-20. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2178-2679 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/47473 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_PT |
| dc.subject | Formadores de adultos | pt_PT |
| dc.subject | Formação | pt_PT |
| dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_PT |
| dc.title | Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Bahia, Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 44 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Práxis Educacional | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 17 | pt_PT |
| person.familyName | Cavaco | |
| person.givenName | Carmen | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8261-7650 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 98a03e6e-16d0-414a-9795-c90047e9cc97 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 98a03e6e-16d0-414a-9795-c90047e9cc97 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CC_Praxis educacional_2021.pdf
- Size:
- 624.24 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
