Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CC_Praxis educacional_2021.pdf624.24 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O texto tem como objetivo analisar o potencial formativo da narrativa autobiogrÔfica no formador de adultos. A anÔlise resultou de uma investigação-formação-ação, filiada na hermenêutica, realizada com formadores de adultos, na condição de estudantes de mestrado, em Portugal. A investigação enquadrada no campo científico das Ciências da Educação baseou-se em dois pressupostos teóricos estruturantes: primeiro, considera-se que a educação e a formação são processos amplos e difusos, que ocorrem em todas as idades e contextos de vida e promovem uma transformação silenciosa; segundo, reconhece-se a importância de os formadores de adultos compreenderem o seu próprio processo de formação, como forma de potenciar o poder de ação e de transformação. Os formadores de adultos elaboraram uma biografia educativa centrada no percurso profissional e no processo de formação. A elaboração da narrativa biogrÔfica mobilizou o sujeito num processo de reflexão, de rememoração, de seleção, de anÔlise e de (re)elaboração da sua experiência, em dinâmicas de alternância entre o individual e o coletivo, a oralidade e a escrita. A anÔlise destas narrativas biogrÔficas permitiu compreender o poder formativo e transformador gerado pela reflexão, pela escrita de si e pela socialização da experiência. Os formadores de adultos atribuíram sentido e apropriam-se da sua experiência profissional e do seu processo de formação, o que desencadeou a autoformação. Nesse sentido, a biografia educativa apresentou um potencial transformador capaz de restituir o poder de ação e de formação dos formadores de adultos.

Description

Keywords

Formadores de adultos Formação Narrativa autobiogrÔfica

Pedagogical Context

Citation

Cavaco, C. (2021). Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia. PrƔxis Educacional, 17(44), 1-20. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

CC License

Altmetrics