| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 624.24 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O texto tem como objetivo analisar o potencial formativo da narrativa autobiogrƔfica no
formador de adultos. A anÔlise resultou de uma investigação-formação-ação, filiada na hermenêutica,
realizada com formadores de adultos, na condição de estudantes de mestrado, em Portugal. A
investigação enquadrada no campo cientĆfico das CiĆŖncias da Educação baseou-se em dois pressupostos
teóricos estruturantes: primeiro, considera-se que a educação e a formação são processos amplos e
difusos, que ocorrem em todas as idades e contextos de vida e promovem uma transformação silenciosa;
segundo, reconhece-se a importância de os formadores de adultos compreenderem o seu próprio
processo de formação, como forma de potenciar o poder de ação e de transformação. Os formadores de
adultos elaboraram uma biografia educativa centrada no percurso profissional e no processo de
formação. A elaboração da narrativa biogrÔfica mobilizou o sujeito num processo de reflexão, de
rememoração, de seleção, de anÔlise e de (re)elaboração da sua experiência, em dinâmicas de alternância
entre o individual e o coletivo, a oralidade e a escrita. A anƔlise destas narrativas biogrƔficas permitiu
compreender o poder formativo e transformador gerado pela reflexão, pela escrita de si e pela
socialização da experiĆŖncia. Os formadores de adultos atribuĆram sentido e apropriam-se da sua
experiência profissional e do seu processo de formação, o que desencadeou a autoformação. Nesse
sentido, a biografia educativa apresentou um potencial transformador capaz de restituir o poder de ação
e de formação dos formadores de adultos.
Description
Keywords
Formadores de adultos Formação Narrativa autobiogrÔfica
Pedagogical Context
Citation
Cavaco, C. (2021). Formador de adultos: o potencial (trans)formador da biografia. PrƔxis Educacional, 17(44), 1-20. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7587
Publisher
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
