Publication
Trabalho docente, emoções, contextos e formação
| dc.contributor.author | Freire, Isabel | |
| dc.contributor.author | Bahia, Sara | |
| dc.contributor.author | Estrela, Maria Teresa | |
| dc.contributor.author | Amaral, Anabela | |
| dc.date.accessioned | 2013-06-24T12:11:24Z | |
| dc.date.available | 2013-06-24T12:11:24Z | |
| dc.date.issued | 2011-11 | |
| dc.description | A versão do texto corresponde à versão original. | por |
| dc.description.abstract | Os professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais das turmas e dos diferentes grupos em que os professores participam no dia-a-dia profissional. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de dois estudos de natureza qualitativa realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, no discurso dos professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. A formação de professores não pode alhear-se desta realidade. Aponta-se a necessidade de a formação e o desenvolvimento dos professores se fazerem em ligação com o desenvolvimento das organizações escolares, no sentido de contribuir para o aumento da resiliência e do auto-conhecimento dos professores para fazerem face às pressões emocionais e vulnerabilidades a que estão sujeitos. | por |
| dc.identifier.citation | Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T. & Amaral, A. (2011). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 15 e 16 de Novembro de 2011. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/8665 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | ISCTE-IUL | por |
| dc.relation | Projeto Dimensão Emocional da Docência | por |
| dc.subject | Literacia emocional | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.subject | Contextos de trabalho docente | por |
| dc.title | Trabalho docente, emoções, contextos e formação | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 36 | por |
| oaire.citation.startPage | 23 | por |
| oaire.citation.title | Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional | por |
| person.familyName | Freire | |
| person.familyName | Estrela | |
| person.givenName | Isabel | |
| person.givenName | Maria Teresa | |
| person.identifier.ciencia-id | DF1E-04FA-D28C | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3486-7561 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3903-2870 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 55555280200 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36019092400 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 1ac26c6b-02f5-4918-82fc-4fb07d84cafa | |
| relation.isAuthorOfPublication | 60c2d0be-a6b7-4ddd-ab3b-5db2f48f9a1f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1ac26c6b-02f5-4918-82fc-4fb07d84cafa |
