Repository logo
 
Publication

Trabalho docente, emoções, contextos e formação

dc.contributor.authorFreire, Isabel
dc.contributor.authorBahia, Sara
dc.contributor.authorEstrela, Maria Teresa
dc.contributor.authorAmaral, Anabela
dc.date.accessioned2013-06-24T12:11:24Z
dc.date.available2013-06-24T12:11:24Z
dc.date.issued2011-11
dc.descriptionA versão do texto corresponde à versão original.por
dc.description.abstractOs professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais das turmas e dos diferentes grupos em que os professores participam no dia-a-dia profissional. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de dois estudos de natureza qualitativa realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, no discurso dos professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. A formação de professores não pode alhear-se desta realidade. Aponta-se a necessidade de a formação e o desenvolvimento dos professores se fazerem em ligação com o desenvolvimento das organizações escolares, no sentido de contribuir para o aumento da resiliência e do auto-conhecimento dos professores para fazerem face às pressões emocionais e vulnerabilidades a que estão sujeitos.por
dc.identifier.citationFreire, I., Bahia, S., Estrela, M. T. & Amaral, A. (2011). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 15 e 16 de Novembro de 2011.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8665
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISCTE-IULpor
dc.relationProjeto Dimensão Emocional da Docênciapor
dc.subjectLiteracia emocionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectContextos de trabalho docentepor
dc.titleTrabalho docente, emoções, contextos e formaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage36por
oaire.citation.startPage23por
oaire.citation.titleLivro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacionalpor
person.familyNameFreire
person.familyNameEstrela
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Teresa
person.identifier.ciencia-idDF1E-04FA-D28C
person.identifier.orcid0000-0003-3486-7561
person.identifier.orcid0000-0003-3903-2870
person.identifier.scopus-author-id55555280200
person.identifier.scopus-author-id36019092400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication1ac26c6b-02f5-4918-82fc-4fb07d84cafa
relation.isAuthorOfPublication60c2d0be-a6b7-4ddd-ab3b-5db2f48f9a1f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1ac26c6b-02f5-4918-82fc-4fb07d84cafa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral.pdf
Size:
334.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: