Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trabalho docente, emoções, contextos e formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral.pdf334.89 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais das turmas e dos diferentes grupos em que os professores participam no dia-a-dia profissional. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de dois estudos de natureza qualitativa realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, no discurso dos professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. A formação de professores não pode alhear-se desta realidade. Aponta-se a necessidade de a formação e o desenvolvimento dos professores se fazerem em ligação com o desenvolvimento das organizações escolares, no sentido de contribuir para o aumento da resiliência e do auto-conhecimento dos professores para fazerem face às pressões emocionais e vulnerabilidades a que estão sujeitos.

Description

A versão do texto corresponde à versão original.

Keywords

Literacia emocional Formação de professores Contextos de trabalho docente

Pedagogical Context

Citation

Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T. & Amaral, A. (2011). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 15 e 16 de Novembro de 2011.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISCTE-IUL

CC License