Repository logo
 
Publication

Diálogos na escrita de Herman Melville : do atlântico ao oceânico

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Maria Teresa Gomes Ferreira de Almeida
dc.contributor.advisorPires, Maria Teresa de Salter Cid Gonçalves Rocha
dc.contributor.authorBeirante, Rute Júlia Vieira da Rocha
dc.date.accessioned2025-08-06T14:39:18Z
dc.date.available2025-08-06T14:39:18Z
dc.date.issued2025-04-07
dc.date.submitted2024-09-15
dc.description.abstractPartindo da premissa de que Moby-Dick representa uma viragem na obra de Herman Melville e de que esta resulta de uma convergência de factores no período da vida do autor, entre 1849 e 1851, neste trabalho pretendo explorar a importância que a obra de Luís de Camões teve nesse processo, a par das leituras da Bíblia, de William Shakespeare, de John Milton e de Edmund Spenser. Tendo em conta que os romances escritos nesta época são aqueles em que se manifesta uma maior presença de ecos camonianos e que Melville conhecia todos estes autores, desde tenra idade, proponho-me indagar em que medida a leitura do poeta português terá contribuído para aprofundar o diálogo com os restantes clássicos. Procuro inquirir o modo como a obra de Melville dialoga com aqueles escritores, de modo especial com Camões e o mundo português. A atitude mais experimental inaugurada neste período, incentivada pela leitura e pelo contacto com os autores atlânticos Washington Irving e Nathaniel Hawthorne, levou-o à escrita de contos. Todos estes encontros contribuíram para um alargamento de perspectiva e para a formação de uma mundividência oceânica que emerge na arte de Melville. Concluirei com a análise dos contos marítimos, procurando demonstrar como neles se manifesta a visão oceânica do autor pois, além do elemento líquido, Herman Melville reflecte sobre os problemas do seu tempo e as questões da humanidade.pt_PT
dc.description.abstractStarting from the premise that Moby-Dick represents a turning point in the work of Herman Melville that is the result of a convergence of factors in the author’s life between 1849 and 1851, in this work I intend to explore the importance of the work of Luís de Camões in that process, along with readings from the Bible, William Shakespeare, John Milton, and Edmund Spenser. Given the fact that the novels written in this period are the ones that have more echoes of the presence of Camões, and that Melville knew all these authors from a young age, I propose to investigate how far reading the Portuguese poet contributed to a more profound dialogue with the other classics. I ask how Melville’s works dialogue with those writers, especially with Camões and the Portuguese world. The more experimental attitude inaugurated at this stage, and encouraged by reading and meeting the Atlantic authors Washington Irving and Nathaniel Hawthorne, led him to write short stories. All of these encounters contributed to a wider perspective and the formation of an oceanic worldview that emerges in Melville’s art. I will conclude with the analysis of maritime short stories, seeking to demonstrate how the author’s oceanic vision is present in them since, in addition to the liquid element, Herman Melville reflects on the problems of his time and Humanity’s challenges.pt_PT
dc.identifier.tid101463162pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/102691
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleDiálogos na escrita de Herman Melville : do atlântico ao oceânicopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Estudos Ingleses e Americanos, na Especialidade de Estudos Americanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulflrjvrbeirante_td.pdf
Size:
4.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: