Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Diálogos na escrita de Herman Melville : do atlântico ao oceânico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulflrjvrbeirante_td.pdf4.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Partindo da premissa de que Moby-Dick representa uma viragem na obra de Herman Melville e de que esta resulta de uma convergência de factores no período da vida do autor, entre 1849 e 1851, neste trabalho pretendo explorar a importância que a obra de Luís de Camões teve nesse processo, a par das leituras da Bíblia, de William Shakespeare, de John Milton e de Edmund Spenser. Tendo em conta que os romances escritos nesta época são aqueles em que se manifesta uma maior presença de ecos camonianos e que Melville conhecia todos estes autores, desde tenra idade, proponho-me indagar em que medida a leitura do poeta português terá contribuído para aprofundar o diálogo com os restantes clássicos. Procuro inquirir o modo como a obra de Melville dialoga com aqueles escritores, de modo especial com Camões e o mundo português. A atitude mais experimental inaugurada neste período, incentivada pela leitura e pelo contacto com os autores atlânticos Washington Irving e Nathaniel Hawthorne, levou-o à escrita de contos. Todos estes encontros contribuíram para um alargamento de perspectiva e para a formação de uma mundividência oceânica que emerge na arte de Melville. Concluirei com a análise dos contos marítimos, procurando demonstrar como neles se manifesta a visão oceânica do autor pois, além do elemento líquido, Herman Melville reflecte sobre os problemas do seu tempo e as questões da humanidade.
Starting from the premise that Moby-Dick represents a turning point in the work of Herman Melville that is the result of a convergence of factors in the author’s life between 1849 and 1851, in this work I intend to explore the importance of the work of Luís de Camões in that process, along with readings from the Bible, William Shakespeare, John Milton, and Edmund Spenser. Given the fact that the novels written in this period are the ones that have more echoes of the presence of Camões, and that Melville knew all these authors from a young age, I propose to investigate how far reading the Portuguese poet contributed to a more profound dialogue with the other classics. I ask how Melville’s works dialogue with those writers, especially with Camões and the Portuguese world. The more experimental attitude inaugurated at this stage, and encouraged by reading and meeting the Atlantic authors Washington Irving and Nathaniel Hawthorne, led him to write short stories. All of these encounters contributed to a wider perspective and the formation of an oceanic worldview that emerges in Melville’s art. I will conclude with the analysis of maritime short stories, seeking to demonstrate how the author’s oceanic vision is present in them since, in addition to the liquid element, Herman Melville reflects on the problems of his time and Humanity’s challenges.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License