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Como se cria um livro

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Abstract(s)

necessário pensá-lo enquanto objecto. Qual deverá ser o seu formato? E o seu tamanho? Como deverá ser estruturada e sequenciada a informação? E para responder a estas perguntas percebemos que há outras que as antecedem: quem são os futuros potenciais leitores, como é que este livro lhes será útil? O que faz perguntar ainda, que livro é este, o que é que diz, para que é que serve. É precisamente esse o objecto de estudo desta dissertação: o livro e o seu processo de criação, desde o momento em que um grupo de autores decide que há uma série de informações que podem ser fixadas em livro, até ao momento da execução. Para tal foi feito o acompanhamento de um grupo de investigação do CIAUD, destinado ao desenvolvimento de um projecto real: a criação de um livro de história sobre o design Português. Ao integrar este processo desde o início pretende-se responder à questão ‘como se cria um livro?’ e explorar os vários métodos que podem ser utilizados na criação de um projecto de design editorial. O objecto livro não é necessariamente um grupo de folhas cortadas e aparadas, juntas e protegidas por uma capa. Há vários modelos de livros e o próprio objecto é posto em questão nesta tese bem como a forma que a informação assumirá nesse objecto. O livro onde se pretende chegar é uma história do design em Portugal, sendo que, nesta área, não assume nenhum modelo pré-definido, procurando antes, criar uma abordagem inovadora ao livro. Assim estamos a trabalhar no livro antes do livro, ou seja, no que é que o livro deverá ser. Fomos conhecer diferente abordagens, algumas delas que nem sequer encadernam as folhas (Terragni, Fitzpatrick, Roff, & Thackara, 2012), ou que usam um modelo enciclopédico (Margolin, 2015) e muitas outras. Aquilo que esta investigação começa por questionar é: qual será o modelo que melhor responde a uma história do design em Portugal, feita por estes autores. Espera-se que deste projecto resultem não só as características finais do livro a ser paginado – formato, tamanho, identidade visual, estrutura e produção gráfica – mas também uma reflexão sobre o processo criativo, que possa servir de base a outros projectos de design editorial. A autora acompanhará o processo deste projecto editorial e procurará dar-lhe forma, assumindo o seu papel de designer, o que lhe permitirá também introduzir dados novos na estruturação dos autores.
ABSTRACT: A book is a design project. And as such, before the pagination takes place, one needs to think of it as an object. What format should it have? What size? How should it be structured and how should the information be sequenced? And when we think of these questions, we realize that there are others that come before: who are the future potential readers, how will this book be useful to them? Which makes us ask further: what kind of book is this, what does it say and what is it for? That’s precisely the focus of this dissertation: the book and it’s creative process, from the moment a group of authors decides there is a series of information which can be fixed in a book, to the moment of it’s execution. In order to do so, there was a follow-up on a research group from CIAUD, destined to the development of a real project: the creation of a Portuguese design history book. The goal we want to achieve by integrating this process from the beginning, is to answer the question ‘how do we create a book?’ and explore the different methods which can be used in an editorial design project. The book is not necessarily a group of sheets of paper, cut, trimmed together and protected by a cover. There are many different book models, and the object itself is questioned in this thesis, as well as the shape that the information will assume in that object. The book we want to reach is a Portuguese Design History and there are no predefined models in this area. As such, we are working on the book before the book: on what the book should be. We know different approaches, some which don’t even bind the pages (Terragni et al., 2012), others which use an encyclopedic model (Margolin, 2015) and many others. What this research starts by questioning is: what model best suits the needs of a Portuguese Design History, made by these authors. The expected results are not only the final characteristics of the published book to be – format, size, visual identity, structure, and graphic production – but also a reflection on the creative proccess, on which other editorial design projects can be based upon. The author will accompany the process of this editorial design project and seek to shape it, assuming her desing role, which will allow her to introduce new data in the authors’ structuring.

Description

Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.

Keywords

Design editorial Processo criativo Livro História Design português Editorial design Creative process Book History Portuguese design

Pedagogical Context

Citation

SÁ, Inês Soares Seabra - Como se cria um livro : processos para a produção de uma obra sobre a história do design em Portugal. Lisboa: FA, 2017. Dissertação de Mestrado.

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Publisher

Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura

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