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Advisor(s)
Abstract(s)
No cenário global de severa crise económica e financeira, governos e empresas enfrentam um
período de grande austeridade o que os conduziu como nunca a elevados cortes dos custos de trabalho,
com destaque para o corte e redução das recompensas dos colaboradores. Este artigo apresenta, então, um
modelo concetual que teoriza acerca da orientação para o trabalho (Emprego, Carreira e Chamamento)
enquanto variável moderadora da relação entre o corte ou redução das recompensas e o comportamento
dos colaboradores, nomeadamente, no que ao desempenho e intenção de saída diz respeito. Este modelo
acarreta tanto implicações teóricas como práticas, quer para a compreensão do comportamento
organizacional, quer para as práticas de gestão de recursos humanos, especialmente, para a gestão das
recompensas.
Description
Keywords
Recompensas; crise económica; orientação para o trabalho; intenção de saída; desempenho.
Pedagogical Context
Citation
Pitacho, L., Palma, P., & Correia, P. (2020). Impacto da redução de recompensas no comportamento dos colaboradores: E quando o trabalho é um chamamento?. PSICOLOGIA, 34(1), 43–55. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1469
