| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 371.16 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.
Description
Keywords
Literacia da informação Bibliotecas universitárias Formação de utilizadores Avaliação da formação Programas de formação de utilizadores
Pedagogical Context
Citation
SANCHES, Tatiana; REVEZ, Jorge; LOPES, Cristina (2015) - Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação. In: Ligar. Transformar. Criar Valor: 12.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Évora, APBAD.
Publisher
Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas
