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- Reinventando a gestão das bibliotecas académicas: do foco ao fluirPublication . Sanches, TatianaA mudança na organização tradicional das bibliotecas tem sido visível quer na gestão das coleções, quer nos espaços, quer nas competências necessárias aos profissionais da área, reconhecendo-se atualmente o eixo tecnológico como base para uma nova expressão e reconfiguração destas instituições. Este artigo pretende observar como a virtualização da informação que se encontra atualmente no cerne das questões profissionais, impele a uma mudança atitudinal na relação com os utilizadores, nomeadamente no desenvolvimento de novas práticas, serviços e recursos mobilizados para a gestão de informação. A partir do quadro teórico da psicologia positiva, propõe-se que as bibliotecas possam adotar estratégias de gestão aí inspiradas, encontrando formas adaptativas mais eficazes de cumprir os seus propósitos. O objetivo é pois o de refletir sobre a gestão das bibliotecas, com incidência nos fatores tecnológicos que a atravessam e que influenciam as práticas profissionais, à luz de conceitos propostos pela psicologia positiva.
- Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informaçãoPublication . Sanches, Tatiana; Revez, Jorge; Lopes, CristinaO presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.
- A arte na forma do espaçoPublication . Ferreira, Catarina Rodrigues; Mateus, Nuno Miguel Feio Ribeiro
- A erosão da classe média europeia, o crescimento da nova classe média global e o caso portuguêsPublication . Carvalho, Ana Luísa da Cunha; Lopes, JoãoO declínio das classes médias Ocidentais está associado à crescente polarização entre uma pequena mas poderosa elite e uma classe trabalhadora progressivamente maior e mais pobre, esta última enfrentando tendências de deterioração das suas condições materiais e laborais. À erosão e empobrecimento da classe média estão associadas outras dimensões, que agravam este preocupante cenário: o aumento das desigualdades dentro dos países, a hereditariedade patrimonial e de oportunidades (oposta ao sistema meritocrático), a destruição do modelo social, e o enfraquecimento das perspectivas de ascensão socioeconómica. Embora focando essencialmente os contextos Europeu e Norte-Americano, revelou-se crucial, para a arquitectura de uma boa visão geral das tendências globais com impacto na classe média, abranger as novas classes média em desenvolvimento hoje geograficamente dispersas. No mundo em desenvolvimento observa-se a diminuição das taxas de pobreza absoluta. Não subestimando o êxito da contracção da pobreza extrema, nesses mesmos países o aumento das desigualdades é igualmente visível, e poderá estar a contribuir para a criação de bases perigosas e instáveis que minem, a médio ou longo prazo, o desenvolvimento sustentável dessas economias.
- Atitudes face às imitações de produtos de luxoPublication . Luz, António Maria Zarco Adrião Alves da; Brochado, Fernando OliveiraEsta dissertação tem como propósito compreender, no contexto português, os fatores que influenciam as atitudes dos consumidores em relação às imitações de produtos de luxo. Para tal foi realizada a pesquisa de literatura, desenvolvido um modelo concetual que se foca nos fatores sociais, individuais, sociodemográficos e consumo prévio, e delimitadas as hipóteses objeto do estudo. Finalmente, foi definida a população alvo e concretizado o estudo das características dos consumidores, através da análise dos resultados de um questionário distribuído online. Foram obtidas 810 respostas completas e validadas para a análise dos dados. Conclui-se que o consumo pelo status tem uma influência negativa e significativa nas atitudes dos consumidores face às imitações de produtos de luxo, sendo que os consumidores que já tiveram uma experiência prévia com este tipo de produtos os encaram de modo mais favorável. Como sugerido pela literatura, conclui-se que as atitudes face às imitações de produtos de luxo estão positivamente relacionadas com a intenção de compra. Ou seja, aqueles que têm uma atitude favorável relativamente às imitações de produtos de luxo estarão mais recetivos a adquiri-los no futuro. This dissertation aims to understand, in the Portuguese context, the factors that influence the attitudes of consumers towards counterfeits of luxury goods. To this end, literature was researched, a conceptual model that focuses on social, individual, socio-demographic and prior consumption factors was developed, and hypotheses to be studied were defined. Finally the target population was settled and the study of the characteristics of the consumers was completed through the analysis of the results of a questionnaire distributed online. 810 replies were validated for data analysis. It was concluded that consumption by status has a significant negative influence on the attitudes of consumers with regard to counterfeits of luxury goods. However, consumers who have already had a previous experience with this type of products have a more favorable attitude towards them. As suggested by the literature, it is concluded that the attitudes towards counterfeits of luxury goods are positively related to the intention to purchase. That is, people who have a favorable attitude towards counterfeits of luxury goods will be more likely to acquire them in the future.
- Planeamento em comunicação integrada de marketing: plano de comunicação integrada de marketing para a marca MartroiaPublication . Monteiro, Maria Teresa de Almeida Campos Taborda; Tavares, PatríciaApesar da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) ser um conceito ainda em consolidação, a sua importância tem vindo a ser reconhecida para as empresas. Neste projeto optou-se por adotar o modelo conceptual de Clow and Baack (2012) para elaborar o plano de CIM, visto ter uma estruturada simplificada e coerente em relação aos objetivos da equipa da Martroia. A empresa não está familiarizada com a área de Comunicação & Marketing (C&M) e este projeto deverá ser implementado como um suporte guia na área de modo a trazer benefícios à empresa. Pretende-se que a sua implementação incida nos seguintes objetivos: (1) aumentar o volume de vendas, (2) aumentar a notoriedade da marca, (3) fortalecer a imagem e identidade da marca, (4) atrair novos clientes e (5) fidelizar os clientes. Com vista ao cumprimento destes objetivos foi desenhada uma estratégia em que se definiu a segmentação, o target e o posicionamento pretendido e foram definidas várias ações nas áreas de atuação de comunicação interna, comunicação online, publicidade, eventos, parcerias, media, promoções, branding, comunidade local, experience marketing e responsabilidade social.
- Património e memória no devir territorialPublication . Oliveira, Marta Sofia Duarte da Conceição de; Ribeiro, Jorge Manuel Tavares
- Plano de marketing para a marca “Wickett Jones”Publication . Ruiz, Patrícia Geraldes Cardoso; Baptista, CristinaA WICKETT JONES será o centro das investigações do presente estudo, tratando-se de uma marca de luxo masculina no setor têxtil e da moda. O facto de se estabelecer no mercado há pouco mais de três anos suscitou no autor interesse, pela importância que os clientes com alto poder económico têm para esta marca, que assiste à atual crise no país e no mundo enfrentando-a. Tornou-se, então, premente a necessidade de aprofundar a qualidade do serviço que a marca presta, em função do objetivo do estudo, isto é, a elaboração de um Plano de Marketing para a marca WICKETT JONES relativo ao ano de 2016. Metodologicamente é adotada a estratégia de Action Research com uma recolha de dados sistemática e continuada através da observação direta dos consumidores e de entrevistas a colaboradores da Marca. A qualidade de serviço, crucial neste tipo de organização, foi abordada comparando-a com os itens do instrumento de medição de SERVPERF. Neste estudo conclui-se que a marca se posiciona como Premium e as estratégias de marketing mix visam a angariação e fidelização de clientes, fundamentalmente, através de estratégias no ponto de venda, uma plataforma centralizada de CRM, foco nos canais digitais, otimização de processos internos e aprendizagem com o cliente.
- Sistemas de controlo de gestão em PMEs familiares e não familiaresPublication . Atalaia, Carlos Guilherme Gonçalves; Lourenço, SofiaEste estudo tem como objectivo conhecer e analisar as características empresariais e os factores associados à adopção e utilização de SCG, fazendo uma distinção entre empresas familiares e não familiares. Para esse efeito utilizaram-se as 2.961 respostas de um questionário dirigido a CEO's, CFO's e controllers de PME's de vários sectores. Os resultados mostram que as empresas familiares utilizam menos SCG do que as empresas não familiares e que certas variáveis, como a dimensão da empresa, o dinamismo da envolvente externa e a formação académica do gestor, estão positivamente associadas à utilização de SCG. O estudo mostra ainda que a relação entre a formação académica do gestor e a utilização de SCG é mais fraca nas empresas familiares do que nas empresas não familiares. Pelo contrário, a relação entre as restantes variáveis independentes (PEU, estratégia, idade e experiência do gestor) e a utilização de SCG não é significativamente afectada pelo facto de a empresa ser familiar ou não.
- Determinants of personal credit defaults in a Portuguese BankPublication . Moreira, Susana Patrícia Reis Mendes Costa; Sarmento, JoaquimO contexto de crise económica e financeira, originou o aumento da taxa de desemprego, o decréscimo do rendimento das famílias portuguesas, a piora das condições dos empréstimos e a desvalorização de activos de garantias, que combinado com outros factores, contribuiu para a intensificação do incumprimento de crédito no segmento dos particulares. Este trabalho tem como objectivo estudar os factores determinantes no incumprimento de crédito a particulares, num Banco português. Foi utilizada uma amostra de 7876 de operações de crédito a particulares em incumprimento, à data de 31 de Dezembro de 2014, originados entre 2003 e 2014. Aplicámos um modelo probit e um modelo duration para analisar o impacto do montante inicial, da maturidade e do spread do empréstimo na probabilidade de incumprimento da operação de crédito e a duração do empréstimo até suceder o incumprimento. Em relação às variáveis principais os resultados obtidos sugerem que no caso do spread, há uma diminuição de incumprimento na variável crédito, porque as operações de crédito apresentam menos risco em relação às operações de investimento que expõem mais risco e consequentemente, spreads mais elevados. Relativamente ao montante inicial, na nossa amostra, a variável investimento contempla operações com montantes elevados, assim é esperado possuirmos maior incumprimento nesta variável. No caso da maturidade, a variável investimento é constituída por operações de longa duração, pelo que é esperada um maior incumprimento. Por fim, o modelo duration permitiu-nos concluir que o aumento das variáveis levará a que o cliente demore menos tempo para entrar em incumprimento.
