Repository logo
 
Publication

Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens

dc.contributor.advisorDuarte, Maria Margarida
dc.contributor.authorSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de
dc.date.accessioned2022-01-15T11:21:13Z
dc.date.available2022-01-15T11:21:13Z
dc.date.issued2021-10
dc.descriptionMestrado Bolonha em Marketingpt_PT
dc.description.abstractA geração Z tem vindo a revolucionar todos os mercados devido aos seus comportamentos e padrões de consumo distintos, sendo, por isso, uma das gerações mais importantes e influentes da atualidade. Para esta geração, o turismo representa um meio de experienciar toda a diversidade e singularidade no mundo. Consequentemente, a geração Z tem vindo a modificar o setor do turismo, alterando, por exemplo, as ofertas turísticas de modo a que estas se adaptem aos seus desejos e necessidades específicas. Assim, é importante compreender o comportamento desta geração, num contexto de turismo. A presente dissertação pretende compreender o processo de tomada de decisão da geração Z nas viagens turísticas, procurando evidenciar as caraterísticas desta geração num contexto de turismo, e destas, quais as mais relevantes no processo de decisão ao longo das diferentes fases da viagem. Foi realizado um estudo qualitativo, com uma amostra não-probabilística por conveniência, com recurso a oito entrevistas em profundidade a jovens da geração Z com experiência e gosto em viajar. O estudo adotou uma abordagem interpretativista em que os resultados obtidos sugerem que, entre as caraterísticas identificadas, a consciência económica e a opinião dos outros são as que mais impacto e influência têm no processo de tomada de decisão da geração Z, estando presentes na maioria das fases do processo.pt_PT
dc.description.abstractGeneration Z has been revolutionising all markets due to its distinctive behaviour and consumption patterns, and is therefore one of the most important and influential generations today. For this generation, tourism represents a means to experience all the diversity and uniqueness in the world. Consequently, generation Z has been modifying the tourism sector, for example by changing tourism offers to adapt them to their specific needs and desires. Thus, it is important to understand the behaviour of this generation in a tourism context. This dissertation aims to understand the decision-making process of generation Z in touristic trips, seeking to highlight the characteristics of this generation in a tourism context, and which of these are the most relevant in the decision-making process throughout the different stages of the trip. A qualitative study was conducted, with a non-probabilistic convenience sample, using eight in-depth interviews with young people of generation Z with experience and love for travelling. The study adopted an interpretativist approach in which the results suggest that, among the characteristics identified, economic awareness and the opinion of others have the greatest impact and influence on the decision-making process of generation Z, being present in most phases of the process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSotomayor, Beatriz Brito da Costa Barbosa de (2021). "Processo de decisão da Geração Z na realização de viagens". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/23088
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectgeração Zpt_PT
dc.subjectturismopt_PT
dc.subjectprocesso de tomada de decisãopt_PT
dc.subjectgeração Ypt_PT
dc.subjectanálise qualitativapt_PT
dc.subjectviagens turísticaspt_PT
dc.subjectgeneration Zpt_PT
dc.subjecttourismpt_PT
dc.subjectdecision-making processpt_PT
dc.subjectgeneration Ypt_PT
dc.subjectqualitative analysispt_PT
dc.subjecttouristic tripspt_PT
dc.titleProcesso de decisão da Geração Z na realização de viagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-BBCBS-2021.pdf
Size:
571.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: