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Mudanças na distribuição automóvel. Uma perspectiva de redes.

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The purpose of this thesis is to evaluate in which way the changes that have been triggered by the recent modifieations in the EC legislation on automotive distribution are able to influenee the relationships between aetors involved in the automotive distribution industry in Portugal. The automotive distribution has been regarded as comprising ossified ehannels, mainly due to the type of regulation that was in force. The change of the EC legislation on an industry which was, until recently, strongly regulated, was seen as an opportunity to make an approach to the modifieations on the industry's business practices. The industrial networks theory has been adopted as a general ffamework to support the research. This framework emphasises the interdependent relationship networks among firms. We aim to appraise how the relationships between dealers and distributors may develop into a transactional or collaborative trend. Generally, we conclude that the changes in relationships tend to be gradual and they tend to be seen differently by the dealers and the distributor. These aspects seem to reinforce the importance of firms adopting a strategic view over the relationships on the automotive distribution industry, as a stronger competition environment is to be expected.
Nesta tese pretende-se avaliar de que forma as mudanças induzidas pelas alterações recentes na legislação comunitária sobre distribuição automóvel podem influenciar os relacionamentos entre actores envolvidos na distribuição automóvel em Portugal. A distribuição automóvel tem sido vista como envolvendo canais ossifícados devido, em grande medida, ao tipo de regulamentação que existia. A alteração da legislação comunitária sobre um sector até há pouco bastante regulado foi vista como uma oportunidade de efectuar uma primeira abordagem às mudanças nas práticas do sector. Como quadro geral para conduzir o estudo adoptou-se a abordagem das redes industriais, na qual se enfatiza as redes de relacionamentos interdependentes entre empresas. Pretende-se avaliar em que medida os relacionamentos entre distribuidores e concessionários tenderão a desenvolver-se num sentido relativamente mais transaccional ou colaborativo. Em geral, conclui-se que o sentido das mudanças em tennos de relacionamentos tendem a ser graduais e vistas diferentemente pelos concessionários e distribuidor. Estes aspectos parecem reforçar a importância da adopção pelas empresas, num contexto que se espera de concorrência acrescida, duma perspectiva estratégica sobre os relacionamentos no sector da distribuição automóvel.

Description

Mestrado em Marketing

Keywords

Distribuição automóvel Redes industriais BER Block exemption Regulation Regulamento de isenção por categoria Automative distribution Industrial networks

Pedagogical Context

Citation

Carvalho, João Manuel Madeira Varela de (2005). "Mudanças na distribuição automóvel. Uma perspectiva de redes. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

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Publisher

Instituto Superior de Economia e Gestão

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