Publication
A relação entre a cultura de aprendizagem e a partilha de conhecimento intergeracional : o caso de Angola
| dc.contributor.advisor | Gomes, Jorge | |
| dc.contributor.author | Damião, Mauro Jorge Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2024-12-04T14:14:35Z | |
| dc.date.available | 2024-12-04T14:14:35Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description | Doutoramento em Gestão | pt_PT |
| dc.description.abstract | A importância da cultura de aprendizagem no alcance da coesão intergeracional e dos objetivos organizacionais tem sido amplamente descrita na literatura. No entanto, pouca investigação sobre a sua influência na partilha de conhecimento intergeracional tem sido realizada no contexto organizacional internacional e, particularmente, no angolano. Essa realidade torna esta temática relevante para a criação de valor e de conhecimento, para a academia e as organizações. Assim, na sequência de um estudo realizado no contexto organizacional angolano, esta investigação teve como objetivo principal contribuir para uma melhor compreensão da influência das dimensões da cultura de aprendizagem na partilha de conhecimento ascendente e descendente, bem como compreender a influência dessas dimensões nas organizações enquanto organismos voltados para a concretização de objetivos e estruturas sociais. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi realizada uma investigação suportada pelo método do estudo de caso conduzida em quatro empresas angolanas sedeadas exclusivamente no contexto organizacional angolano. A metodologia utilizada nesta investigação foi a de natureza qualitativa. Esta metodologia foi operacionalizada através da realização de recolha de documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas a quarenta e quatro profissionais subdivididos entre as quatro empresas selecionadas. Os resultados indicam que a cultura de aprendizagem, percebida no contexto angolano como uma norma cultural, nas suas múltiplas dimensões – comunicação interpessoal, confiança interpessoal e trabalho em equipa, influencia positivamente o processo de partilha de conhecimento ascendente e descendente. A influência da comunicação interpessoal dá-se, quando a troca de informações entre mais novos e mais velhos é de carácter formal e informal, essas informações são transmitidas através do uso faseado de vários meios de comunicação, com destaque para o contacto face-to-face (bidirecional/recíproco) e, ainda, sempre que a troca dessas informações ocorre de modo regular ou alternada e num contexto organizacional em que a estrutura é matricial. A influência da confiança interpessoal acontece, quando a troca de informações entre mais novos e mais velhos é de carácter informal, essas as informações são transmitidas através do contacto direto, face-to-face (bidirecional/recíproco), e as relações interpessoais que sustentam esta troca de informações são de natureza profissional e pessoal, fortes e contínuas e dão-se numa estrutura de carácter matricial ou orgânico. A influência do trabalho em equipa acontece, quando entre mais novos e mais velhos existe uma relação de confiança profissional e pessoal equilibradas, as suas crenças são partilhadas, as ideias contrárias toleradas, os valores e as normas organizacionais previamente estabelecidas são respeitados e, ao mesmo tempo, quando a troca de informações entre os membros da organização ocorre de modo formal e informal, com regularidade, reciprocamente, por intermédio do contacto face-to-face e num contexto organizacional cuja estrutura é de índole matricial. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The importance of learning culture in achieving intergenerational cohesion and organizational objectives has been widely described in the literature. However, more research needs to be carried out on its influence on intergenerational knowledge sharing in the international organizational context, particularly in the Angolan context. This reality makes this topic relevant for creating value and knowledge for academia and organizations. Thus, following a study carried out in the Angolan organizational context, this research aimed primarily to contribute to a better understanding of the influence of the dimensions of learning culture on both upward and downward knowledge sharing. Additionally, it sought to comprehend the impact of these dimensions on organizations as entities focused on achieving objectives and social structures. To achieve the goal of this study, an investigation supported by the case study method was carried out in four Angolan companies based exclusively in the Angolan organizational context. The methodology employed in this research was qualitative. This methodology was operationalized by collecting documents, participant observation, and semi-structured interviews with forty-four professionals distributed among the four selected companies. The results indicate that the learning culture, perceived in the Angolan context as a cultural norm, in its multiple dimensions—interpersonal communication, interpersonal trust, and teamwork—positively influences the process of both upward and downward knowledge sharing. Interpersonal communication's influence occurs when the information exchange between younger and older individuals is both formal and informal. This information is conveyed through the phased use of various means of communication, with a notable emphasis on face-to-face (bidirectional or reciprocal) interaction. Additionally, this influence is observed when the exchange of information occurs regularly or alternately in an organizational context where the structure is matrix-based. The influence of interpersonal trust occurs when the exchange of information between younger and older individuals is informal and transmitted through direct face-to-face (bidirectional or reciprocal) contact. The interpersonal relationships supporting these younger and older individuals are informal and transmitted through direct face-to-face (bidirectional or reciprocal) contact. The interpersonal relationships supporting this exchange of information are both professional and personal, strong and continuous, and occur in a matrix-based or organic structure. The influence of teamwork occurs when there is a balanced professional and personal trust relationship between younger and older individuals. Their beliefs are shared, opposing ideas are tolerated, and the organizational values and norms are respected. Simultaneously, the exchange of information among organization members happens both formally and informally, regularly, and reciprocally, through face-to-face interaction within an organizational context characterized by a matrix-based structure. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Damião, Mauro Jorge Lopes (2024). "A relação entre a cultura de aprendizagem e a partilha de conhecimento intergeracional : o caso de Angola". Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/95936 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Superior de Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.subject | Cultura de aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Partilha de conhecimento | pt_PT |
| dc.subject | Gerações | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_PT |
| dc.subject | Estrutura organizacional | pt_PT |
| dc.subject | Learning culture | pt_PT |
| dc.subject | Knowledge sharing | pt_PT |
| dc.subject | Generations | pt_PT |
| dc.subject | Organizational learning | pt_PT |
| dc.subject | Organizational structure | pt_PT |
| dc.title | A relação entre a cultura de aprendizagem e a partilha de conhecimento intergeracional : o caso de Angola | pt_PT |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
