Repository logo
 
Publication

As motivações dos bloggers de culinária e as estratégias de desenvolvimento e de divulgação dos blogs

dc.contributor.advisorDuarte, Maria Margarida
dc.contributor.authorMendonça, Ana Filipa Oliveira
dc.date.accessioned2016-02-18T11:13:19Z
dc.date.available2016-02-18T11:13:19Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionMestrado em Marketingpt_PT
dc.description.abstractEste estudo pretende investigar se as motivações dos bloggers de culinária para criarem e manterem blogs (blogar) influenciam a escolha das estratégias mais importantes para a divulgação dos blogs de culinária. No entanto, o estudo foca-se também nas estratégias de desenvolvimento dos blogs. Para alcançar este objectivo foi elaborado um questionário online a bloggers de culinária portugueses com o intuito de investigar as motivações dos bloggers de culinária, bem como as estratégias mais importantes a utilizar no desenvolvimento e divulgação dos blogs. De acordo com a análise dos dados destacam-se quatro motivações para blogar: a paixão pela culinária / gastronomia, a partilha de receitas e outras informações com outros, o registo/colecção de receitas e outras informações e descobrir conhecimentos, interesses, aprender na interacção com outros. Em relação às estratégias mais importantes foram identificadas treze, das quais se destacam: o nome do meu blog ser adequado face ao tema que aborda, escrever posts regulares, escrever posts atractivos e originais e trocar informações com outros blogs de culinária. Podemos concluir que bloggers com motivações diferentes utilizam as mesmas estratégias e existem casos em que um blogger que tem determinada motivação utiliza várias estratégias para desenvolver e divulgar o seu blog. No final do estudo, concluímos que as motivações dos bloggers influenciam a escolha das estratégias mais importantes que os bloggers de culinária utilizam na divulgação dos blogs, pelo facto de existirem motivações correlacionadas significativamente com as estratégias e existirem motivações que explicam a variação das estratégias dos blogs.pt_PT
dc.description.abstractThis essay aims to investigate if motivations that food bloggers use to maintain and create theirs blogs (blogging) implicate the choice of the most important strategies for spreading of food blogs. However, the essay also focuses on the development strategies of blogging. To reach this goal it was done an online enquiry to portuguese food bloggers with the purpose to investigate their motivations as well as their main strategies used in the blogs' development and spreading. Bearing in mind the info acquired from the analysis, it stood out four main drives for blogging: the passion for cooking/gastronomy; the process of sharing information and recipes with each other; the record-keeping / collection of recipes, other material and to discover knowledge, interests and learning by interacting with others. Concerning the most important strategies it were identified thirteen however only four were highlighted: my blogs name is suitable with its theme, write regular posts, write attractive and original posts and swap information with other food blogs. We conclude that bloggers who used different motivations ended up using the same strategies. There are cases of bloggers with a certain motivation that use several strategies to develop and spread theirs blogs. In conclusion we can state that bloggers' motivations really matter when they need to choose the most important marketing strategies in order to spread their food blogs. As a matter of fact motivations are closely linked with strategies and we can even see that sometimes strategies' variations are at the mercy of motivations.pt_PT
dc.identifier.citationMendonça, Ana Filipa Oliveira (2012). "As motivações dos bloggers de culinária e as estratégias de desenvolvimento e de divulgação dos blogs". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/11012
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectBlogspt_PT
dc.subjectBloggerspt_PT
dc.subjectCulináriapt_PT
dc.subjectMotivações dos Bloggerspt_PT
dc.subjectEstratégias de Desenvolvimento dos Blogspt_PT
dc.subjectEstratégias de Divulgação dos Blogspt_PT
dc.subjectCookingpt_PT
dc.subjectBloggers Motivationspt_PT
dc.subjectDevelopment Strategies of Blogspt_PT
dc.subjectSpreading Strategies of Blogspt_PT
dc.titleAs motivações dos bloggers de culinária e as estratégias de desenvolvimento e de divulgação dos blogspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-AFOM-2012.pdf
Size:
677.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: