Repository logo
 
Publication

Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.

dc.contributor.advisorSerdoura, Francisco Manuel Camarinhas
dc.contributor.authorGuerreiro, Rúben Emanuel Campôa
dc.date.accessioned2014-04-01T13:38:34Z
dc.date.available2014-04-01T13:38:34Z
dc.date.issued2013-11
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitetura, com Especialização em Urbanismo.por
dc.description.abstractActualmente as cidades vivem num ambiente fortemente competitivo, o que levou a que nos últimos anos se tenham adoptado estratégias de branding à gestão das cidades. O branding de cidades serve para seleccionar e comunicar uma série de atributos que tornam a cidade distinta. Para aplicar esta estratégia à cidade é essencial a compreensão de como desenvolver uma identidade e um posicionamento diferenciador, assim são essenciais dois conceitos: a identidade e a imagem da cidade. O objectivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre esses conceitos para compreender como a revitalização urbana pode alterar os atributos que compõe a cidade de forma a melhorar a sua imagem e a tornar mais competitiva. Através da caracterização de um caso de estudo, o centro histórico de Lagos, pretende-se identificar as componentes que contribuem para a formação da sua identidade e imagem e assim propor uma estratégia que visa melhorar a imagem da cidade. São abordados diferentes escalas de intervenção, da cidade ao espaço público, para que através do desenho urbano se possam concretizar os objectivos propostos. Propõem-se assim um revitalizar da cidade que coloca em evidência as componentes que a tornam distinta e a torna mais competitiva no contexto territorial em que está inserida.por
dc.description.abstractABSTRACT: Nowadays cities live in a very competitive and tough environment. In way in the last years, several marketing strategies of the management of a city have been embraced and adopted. One of these its called branding, which has the fuction to select and to communicate the attributes of a city in order to make it particular. To apply this strategy into the city is essential to comprehend how to develop an identity and a positionament with the purpose of a differentiate it. Two main concepts are requested: the identity and the image of the city. The true aim of this work its to present a reflection about those concepts, to understand better how the urban revitalization can change these attributes in order to improve and enrich the image of the city, making it more modern and competitive. Through the analysis of a work case, Lagos’ historic center, we would try on one hand to identify components that contribute to the creation of its identity and image, and on another hand to propose a new strategy to enhance this image. Different scales of intervention would be discussed, from the city to its public space, using drawings of this last as a basis to redefine and concretize this reality and space. The main goal is the revitalization of this city, highlighting the components that make it more distint and more competitive in the territorial context, in scenario in which is inserted.
dc.identifier.citationGUERREIRO, Rúben Emanuel Campôa - Branding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade. Lisboa : FA, 2013. Tese de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/6698
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura.por
dc.subjectRevitalização urbanapor
dc.subjectImagem da cidadepor
dc.subjectIdentidade urbanapor
dc.subjectBranding urbanopor
dc.subjectUrban revitalizationpor
dc.subjectCitypor
dc.subjectUrban identitypor
dc.subjectUrban brandingpor
dc.titleBranding urbano. A revitalização urbana na construção da identidade da cidade.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
documento final tese ruben.pdf
Size:
40.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo.pdf
Size:
16.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: