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Authors
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Abstract(s)
Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da
Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua
participação activa na vida da comunidade.
Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo
trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma.
A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos.
Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS),
procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos
decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos
avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na
comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os
públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram,
considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática
para promoção da qualidade de vida.
Description
Keywords
Sustentabilidade Educação ambiental Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Currículo alternativo Educação de adultos
Pedagogical Context
Citation
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006)
