Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Courela & César, 2006.pdf234.88 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.

Description

Keywords

Sustentabilidade Educação ambiental Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Currículo alternativo Educação de adultos

Pedagogical Context

Citation

Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue