Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica em educação artística

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
scnd990026354741658_td_Ana_Rocha.pdf58.77 MBAdobe PDF Download

Authors

Abstract(s)

Este estudo, na área da educação artística, tem por objetivo compreender a experiência do livro como lugar de reflexão epistemológica, considerando o livro como mediador, como lugar de experiência e como objeto de investigação. Utiliza metodologia baseada em artes através de workshops de investigação realizados com diferentes grupos heterogéneos do ensino superior, onde acontece o fazer livro, que por sua vez resultam a criação de livros de investigação que visam promover o desenvolvimento do conhecimento científico. Ao longo do percurso da tese, o estudo apresenta uma dinâmica construtiva, que se desenvolve organicamente, entrelaçando saberes, construindo relações, que foram também elas moldando o percurso da própria investigação, acolhendo outras possibilidades e alternativas. Apresenta uma abordagem coletiva e participativa, quer na reflexão prática da escrita, quer na grafia e no fazer livro, através de workshops de investigação que são realizados em contexto de ensino superior (unidades curriculares, congressos, seminários, grupos de estudos, entre outros). Entenda-se que se privilegia uma aprendizagem imersiva, baseada em artes, em experiência(s), tempo, espaço e lugar(es) de reflexão, sustentada numa sequência dinâmica de ações (making/exploring/writing), com zonas de contágio (sobreposições), que se desenvolvem numa comunicação dialógica. O estudo desenvolve-se tendo em conta a produção de fazer livro, como prática de investigação, durante e ou após o workshop de investigação. Os resultados do estudo salientam possibilidades de construção coletiva de conhecimento e permitem participar no fazer artístico como investigação, bem como personalizar metodologia baseada em artes como a cardografia, que a autora cria e desenvolve no âmbito da sua pesquisa. Esta tese apresenta-se como uma das primeiras realizada por artigos em educação artística em Portugal, inclui cinco artigos científicos internacionais (quatro como única autora), entre outras publicações e artigos visuais. Fazem parte livros objetos de investigação, resultantes do estudo, que por sua vez foram expostos em espaços universitários e culturais. Deste estudo resultaram propostas de trabalho que se interligam; escritas coletivas, livros participativos, e uma consciencialização da importância do pensar em fazer livro em cursos de formação de professores e no ensino superior em geral. Revela projetos que nasceram já dentro desta pesquisa, como a georeferenciação de bibliotecas pessoais de investigadores e exposições que integram os livros de investigação.
This study in the field of artistic education aims to understand the way of experiencing the book as a place of epistemological reflection, considering the book as a mediator, as a place of experience and as an object of investigation. It is a thesis by articles, which is mainly developed through research workshops with methodologies based on the arts, in different heterogeneous groups of higher education, which result in the creation of research books, which aim to promote the development of scientific knowledge. Throughout the course of the thesis, the study presents a constructive dynamic that develops organically, intertwining knowledge, building relationships, which were also shaping the course of the thesis itself, welcoming other possibilities and alternatives. It presents a collective and participatory approach, both in writing and in practice, through research workshops that are carried out in the context of higher education (curricular units, congresses, seminars, study groups, among others). It is understood that immersive learning, based on the arts, is privileged, through experience(s), time, space and place(s) of reflection, supported by a dynamic sequence of actions (making/exploring/writing), with areas of contagion (overlaps), which address dialogic communication. Research is carried out in these places taking into account the production of book making, as a research practice, during and after the research workshop. The results of the study highlight possibilities for the collective construction of knowledge and allow participating in artistic work as researchs, as well as customizing methodologies based on arts such as cardography, which the author creates and develops within the scope of her research. This thesis presents itself as one of the first carried out by articles on artistic education in Portugal, it includes five international scientific articles (four as the only author), among other publications and visual articles. The research books resulting from the study are part of it, which in turn were exposed in university and/or cultural spaces. The application of this study resulted in work proposals that are interconnected, collective writings, participatory books, and an awareness of the importance of thinking about doing practice in teacher training courses and in higher education in general. It reveals projects that were born within this research, such as the georeferencing of researchers' personal libraries and exhibitions that are part of the research books.

Description

Keywords

Ensino superior investigação baseada em artes construção do conhecimento workshops de investigação fazer livro Higher education arts based research knowledge building research workshops bookmaking

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License