Repository logo
 
Publication

Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC

dc.contributor.authorPiedade, João
dc.contributor.authorPedro, N.
dc.date.accessioned2017-02-07T18:00:55Z
dc.date.available2017-02-07T18:00:55Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionConferência realizada em Bragança nos dias 1 e 2 Junho de 2012pt_PT
dc.description.abstractO presente artigo relata um estudo desenvolvido junto de 103 professores de uma escola do ensino básico e secundário, em que entre outros objetivos, se pretendeu analisar a eficiência de duas abordagens na formação de professores em TIC, iniciativas formais (ações deformação creditadas) e iniciativas informais (eg. Workshops e ações de curta duração). A análise foi conduzida considerando o impacto percebido pelos docentes das iniciativas deformação formais e informais e do número de iniciativas frequentadas, colocando em evidência dois construtos diferentes: (a) perceção da utilização das TIC nas práticas profissionais, e (b)autoeficácia no uso das tecnologias. Os dados obtidos revelaram diferenças significativas tendo em consideração a formalidade ou a informalidade das iniciativas de formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: Estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In J. Sousa, M. Meirinhos, A. G. Valcárcel, & L. Rodero (Eds.), ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (pp. 109-122). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/26426
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectTecnologias educativaspt_PT
dc.subjectFormação de Professores em TICpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectUtilização das TICpt_PT
dc.titleFormação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TICpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage122pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TICpt_PT
person.familyNameNunes Piedade
person.familyNamePedro
person.givenNameJoão Manuel
person.givenNameNeuza
person.identifieroW-RH_8AAAAJ
person.identifier.ciencia-id1D16-6821-1D7C
person.identifier.ciencia-idE713-8A60-3628
person.identifier.orcid0000-0002-4118-397X
person.identifier.orcid0000-0001-9571-8602
person.identifier.scopus-author-id57208779565
person.identifier.scopus-author-id56333352700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf171931f-0823-4228-a731-eb8f9906dcc4
relation.isAuthorOfPublication874b17e6-8ba4-4e49-a87a-e1a76042fd2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf171931f-0823-4228-a731-eb8f9906dcc4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_ieTIC2012_Piedade_Pedro.pdf
Size:
316.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: