Publication
Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC
| dc.contributor.author | Piedade, João | |
| dc.contributor.author | Pedro, N. | |
| dc.date.accessioned | 2017-02-07T18:00:55Z | |
| dc.date.available | 2017-02-07T18:00:55Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Conferência realizada em Bragança nos dias 1 e 2 Junho de 2012 | pt_PT |
| dc.description.abstract | O presente artigo relata um estudo desenvolvido junto de 103 professores de uma escola do ensino básico e secundário, em que entre outros objetivos, se pretendeu analisar a eficiência de duas abordagens na formação de professores em TIC, iniciativas formais (ações deformação creditadas) e iniciativas informais (eg. Workshops e ações de curta duração). A análise foi conduzida considerando o impacto percebido pelos docentes das iniciativas deformação formais e informais e do número de iniciativas frequentadas, colocando em evidência dois construtos diferentes: (a) perceção da utilização das TIC nas práticas profissionais, e (b)autoeficácia no uso das tecnologias. Os dados obtidos revelaram diferenças significativas tendo em consideração a formalidade ou a informalidade das iniciativas de formação. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: Estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In J. Sousa, M. Meirinhos, A. G. Valcárcel, & L. Rodero (Eds.), ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (pp. 109-122). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/26426 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias educativas | pt_PT |
| dc.subject | Formação de Professores em TIC | pt_PT |
| dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
| dc.subject | Utilização das TIC | pt_PT |
| dc.title | Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 122 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 109 | pt_PT |
| oaire.citation.title | ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC | pt_PT |
| person.familyName | Nunes Piedade | |
| person.familyName | Pedro | |
| person.givenName | João Manuel | |
| person.givenName | Neuza | |
| person.identifier | oW-RH_8AAAAJ | |
| person.identifier.ciencia-id | 1D16-6821-1D7C | |
| person.identifier.ciencia-id | E713-8A60-3628 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-4118-397X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9571-8602 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57208779565 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56333352700 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | f171931f-0823-4228-a731-eb8f9906dcc4 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 874b17e6-8ba4-4e49-a87a-e1a76042fd2f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f171931f-0823-4228-a731-eb8f9906dcc4 |
