Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_ieTIC2012_Piedade_Pedro.pdf316.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo relata um estudo desenvolvido junto de 103 professores de uma escola do ensino básico e secundário, em que entre outros objetivos, se pretendeu analisar a eficiência de duas abordagens na formação de professores em TIC, iniciativas formais (ações deformação creditadas) e iniciativas informais (eg. Workshops e ações de curta duração). A análise foi conduzida considerando o impacto percebido pelos docentes das iniciativas deformação formais e informais e do número de iniciativas frequentadas, colocando em evidência dois construtos diferentes: (a) perceção da utilização das TIC nas práticas profissionais, e (b)autoeficácia no uso das tecnologias. Os dados obtidos revelaram diferenças significativas tendo em consideração a formalidade ou a informalidade das iniciativas de formação.

Description

Conferência realizada em Bragança nos dias 1 e 2 Junho de 2012

Keywords

Tecnologias educativas Formação de Professores em TIC Autoeficácia Utilização das TIC

Pedagogical Context

Citation

Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: Estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In J. Sousa, M. Meirinhos, A. G. Valcárcel, & L. Rodero (Eds.), ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (pp. 109-122). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação

CC License