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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo relata um estudo desenvolvido junto de 103 professores de uma escola do ensino básico e secundário, em que entre outros objetivos, se pretendeu analisar a eficiência de duas abordagens na formação de professores em TIC, iniciativas formais (ações deformação creditadas) e iniciativas informais (eg. Workshops e ações de curta duração). A análise foi conduzida considerando o impacto percebido pelos docentes das iniciativas deformação formais e informais e do número de iniciativas frequentadas, colocando em evidência dois construtos diferentes: (a) perceção da utilização das TIC nas práticas profissionais, e (b)autoeficácia no uso das tecnologias. Os dados obtidos revelaram diferenças significativas tendo em consideração a formalidade ou a informalidade das iniciativas de formação.
Description
Conferência realizada em Bragança nos dias 1 e 2 Junho de 2012
Keywords
Tecnologias educativas Formação de Professores em TIC Autoeficácia Utilização das TIC
Pedagogical Context
Citation
Piedade, J., & Pedro, N. (2012). Formação, autoeficácia e uso das TIC pelos professores: Estudo comparativo dos efeitos das iniciativas formais e informais de formação nas práticas com TIC. In J. Sousa, M. Meirinhos, A. G. Valcárcel, & L. Rodero (Eds.), ieTIC2012 - Atas da 2ª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC (pp. 109-122). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
