Publication
A educação não formal para a gestão de conflitos e desenvolvimento de competências em jovens institucionalizados
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Cavaco, Carmen, 1970- | |
| dc.contributor.advisor | Carvalho, Carolina, 1960- | |
| dc.contributor.author | Dias, Ana Rita Pimentel | |
| dc.date.accessioned | 2021-04-01T15:33:22Z | |
| dc.date.available | 2021-04-01T15:33:22Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2019-10-14 | |
| dc.description | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 | pt_PT |
| dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular, integrado no Mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural. O mesmo é fruto de um trabalho realizado ao longo de 7 meses, num Lar de Infância e Juventude, cuja principal missão é proteger as crianças e jovens em situação de risco, garantindo a satisfação das suas necessidades básicas de higiene, alimentação, educação, e segurança, num ambiente estável e acolhedor, semelhante a uma estrutura familiar. A instituição acolhe jovens do sexo feminino, dos 12 aos 18 anos de idade, protegendo ainda adolescentes mães ou grávidas, bem como os irmãos das mesmas, caso tenham até aos 11 anos de idade. A atuação durante o estágio teve como principal foco a integração junto da equipa educativa do lar, através do apoio e execução de tarefas nas áreas da educação e da saúde, e participação nas dinâmicas e rotinas da casa, tendo por base os valores de solidariedade, responsabilidade, cooperação e apoio, segurança e proteção. A dinamização de atividades inseridas na metodologia da Educação não-formal, à luz das reflexões de autores como Canário e Gadotti, estiveram na base de um trabalho mais profundo acerca de gestão de emoções e conflitos, autoconhecimento e autoestima, construção de relações interpessoais e desenvolvimento integral. Os saberes, experiências e aprendizagens desenvolvidas ao longo da Licenciatura e Mestrado permitiram uma atuação mais adequada e consciente em contexto de estágio, que, numa conjuntura, constituíram uma oportunidade para o meu crescimento pessoal e profissional. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This report is part of the curricular internship, integrated in the Master-Degree in Education and Training, specialized in Social and Cultural Development. This is the result of a work carried out over 7 months in a Child Care Institution, whose main mission is to protect children and youth in risk, ensuring the satisfaction of their basic needs of hygiene, food, education, and security in a stable and welcoming environment, similar to a family structure. The institution welcomes young girls, from 12 to 18 years old, and also protects teenage mothers or pregnant women, as well as their siblings, if they are up to 11 years old. My performance during the internship was mainly focused on the integration in the Institution’s education team, through the support and execution of tasks in the areas of education and health, and participation in the dynamics and routines of the house, based on the values of solidarity, responsibility, cooperation and support, security and protection. The dynamization of activities inserted in the methodology of non-formal education, in the light of the reflections of authors such as Canário and Gadotti, were the basis of a deeper work on emotion and conflict management, self-knowledge and selfesteem, building interpersonal relationships and development. The knowledge, experiences and learning developed during the Degree and Master-Degree allowed me to have a more appropriate and conscious performance in this internship, which, in their whole, constituted an opportunity for my personal and professional grow. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202668908 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/47207 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Comportamentos de risco | pt_PT |
| dc.subject | Crianças institucionalizadas | pt_PT |
| dc.subject | Educação não formal | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento de competências | pt_PT |
| dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
| dc.subject | Relatórios de estágio de mestrado - 2020 | pt_PT |
| dc.title | A educação não formal para a gestão de conflitos e desenvolvimento de competências em jovens institucionalizados | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Formação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
