Repository logo
 
Publication

A educação não formal para a gestão de conflitos e desenvolvimento de competências em jovens institucionalizados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCavaco, Carmen, 1970-
dc.contributor.advisorCarvalho, Carolina, 1960-
dc.contributor.authorDias, Ana Rita Pimentel
dc.date.accessioned2021-04-01T15:33:22Z
dc.date.available2021-04-01T15:33:22Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2019-10-14
dc.descriptionRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular, integrado no Mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural. O mesmo é fruto de um trabalho realizado ao longo de 7 meses, num Lar de Infância e Juventude, cuja principal missão é proteger as crianças e jovens em situação de risco, garantindo a satisfação das suas necessidades básicas de higiene, alimentação, educação, e segurança, num ambiente estável e acolhedor, semelhante a uma estrutura familiar. A instituição acolhe jovens do sexo feminino, dos 12 aos 18 anos de idade, protegendo ainda adolescentes mães ou grávidas, bem como os irmãos das mesmas, caso tenham até aos 11 anos de idade. A atuação durante o estágio teve como principal foco a integração junto da equipa educativa do lar, através do apoio e execução de tarefas nas áreas da educação e da saúde, e participação nas dinâmicas e rotinas da casa, tendo por base os valores de solidariedade, responsabilidade, cooperação e apoio, segurança e proteção. A dinamização de atividades inseridas na metodologia da Educação não-formal, à luz das reflexões de autores como Canário e Gadotti, estiveram na base de um trabalho mais profundo acerca de gestão de emoções e conflitos, autoconhecimento e autoestima, construção de relações interpessoais e desenvolvimento integral. Os saberes, experiências e aprendizagens desenvolvidas ao longo da Licenciatura e Mestrado permitiram uma atuação mais adequada e consciente em contexto de estágio, que, numa conjuntura, constituíram uma oportunidade para o meu crescimento pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the curricular internship, integrated in the Master-Degree in Education and Training, specialized in Social and Cultural Development. This is the result of a work carried out over 7 months in a Child Care Institution, whose main mission is to protect children and youth in risk, ensuring the satisfaction of their basic needs of hygiene, food, education, and security in a stable and welcoming environment, similar to a family structure. The institution welcomes young girls, from 12 to 18 years old, and also protects teenage mothers or pregnant women, as well as their siblings, if they are up to 11 years old. My performance during the internship was mainly focused on the integration in the Institution’s education team, through the support and execution of tasks in the areas of education and health, and participation in the dynamics and routines of the house, based on the values of solidarity, responsibility, cooperation and support, security and protection. The dynamization of activities inserted in the methodology of non-formal education, in the light of the reflections of authors such as Canário and Gadotti, were the basis of a deeper work on emotion and conflict management, self-knowledge and selfesteem, building interpersonal relationships and development. The knowledge, experiences and learning developed during the Degree and Master-Degree allowed me to have a more appropriate and conscious performance in this internship, which, in their whole, constituted an opportunity for my personal and professional grow.pt_PT
dc.identifier.tid202668908
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/47207
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamentos de riscopt_PT
dc.subjectCrianças institucionalizadaspt_PT
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectRelatórios de estágio de mestrado - 2020pt_PT
dc.titleA educação não formal para a gestão de conflitos e desenvolvimento de competências em jovens institucionalizadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Formaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ulfpie055885_tm.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format