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Advisor(s)
Abstract(s)
Hoje em dia os jogos de cartas e mais especificamente os baralhos de cartas,
são vistos como objectos que fazem parte da vida quotidiana, das horas de
lazer onde várias pessoas se juntam sem um propósito específico, apenas o
de ocupar o tempo livre.
Esta dissertação tem como objecto de estudo o baralho de cartas reinterpretando-
o como potencial objecto de comunicação do conhecimento popular
(tornando físico e de acesso fácil algum património imaterial).
Consideramos que actualmente existe uma crescente perda e desvalorização
da cultura popular, (este conhecimento não faz parte do quotidiano das
pessoas) bem como uma separação das diferentes faixas etárias de população,
não existindo troca de conhecimentos entre as diferentes gerações.
A criação de um baralho de cartas com provérbios tradicionais portugueses
vem tentar colmatar de uma forma mais lúdica esse afastamento
de gerações e consequente desaparecimento da cultura popular. O objectivo
será difundir os provérbios, gerar troca de conhecimento e propiciar a
união das várias gerações
Pretendemos com esta investigação criar um baralho que seja interessante
para as gerações mais velhas não esquecendo as suas vivências e
capacidades. Cativar as gerações mais novas através de um jogo ilustrado,
difundindo entre elas a cultura popular, da qual se encontram distantes,
unindo assim diferentes gerações (unir os avós que vivem em zonas desertificadas
aos netos que vivem nas grandes cidades).
O baralho de cartas a desenvolver neste projecto manterá as características
dos baralhos convencionais já conhecidos, tal como os quatro naipes,
as diferentes as figuras, os ases e os números. Mantendo assim a capacidade
para se jogar os jogos já conhecidos, utilizamos assim o baralho de
cartas como objecto difusor dos provérbios. A este baralho será adaptado
um sistema de pontos que obrigue o utilizador a ler e a reter informação
sobre os provérbios inscritos em cada carta do baralho, para que ocorra
transmissão do conhecimento popular.
Sendo o baralho de cartas um objecto de baixo custo que está ao
alcance de todas as classes sociais, pretendemos tirar partido desta característica,
levando através do baralho a desenvolver nesta dissertação, o conhecimento
popular a um maior número de pessoas, unindo os mais novos com
as gerações mais experientes, num jogo que é do agrado de todos.
Description
Tese de Mestrado em Design de Comunicação.
Keywords
Cartas de jogar Património imaterial Inclusivo Cultura Popular Playing cards Intangible heritage Inclusive Popular culture
Pedagogical Context
Citation
NASCIMENTO, Natali da Assunção Gonçalves do - O baralho de cartas como objecto de comunicação da cultura popular. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.
Publisher
Faculdade de Arquitectura