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Advisor(s)
Abstract(s)
Inerente ao carácter privado que caracteriza o sector comercial está a sua
significativa capacidade de transformação, provocando alterações nas paisagens
comerciais urbanas (Guimarães, 2019). De forma crescente, ao longo das últimas
décadas, o aumento dos fluxos económicos e de pessoas tem influenciado o
tecido comercial existente, em especial em contexto urbano. Por um lado, tem
permitido que diversas empresas de grande dimensão internacionalizem as suas
marcas, homogeneizando uma parte significativa da estrutura comercial das
cidades ocidentais. Por outro lado, a escala da micro e pequena empresa permite
que imigrantes com motivações económicas abram o seu próprio negócio. No
presente artigo pretendemos analisar esta última situação focando os desafios
associados a este processo, privilegiando-se a visão dos imigrantes. Ademais, a
presença e visibilidade dos pequenos negócios de imigrantes permite reflectir
sobre: i) os efeitos socioespaciais destes estabelecimentos, sendo que os
contributos a nível local poderão ser acompanhados de tensões, em especial num
contexto de profunda transformação dos centros históricos; ii) o pouco destaque
dado a estes grupos nas estratégias públicas de atração de imigrantes empreendedores.
Description
Keywords
Empreendedorismo Comercial Imigrante Lisboa
Pedagogical Context
Citation
Carreiras, M., & Guimarães, P. (2020). Desafios do empreendedorismo comercial imigrante: o caso de Lisboa. In: H. Cachinho, T. Barata-Salgueiro, & P. Guimarães (coord.). Comércio, Consumo & Governança Urbana (pp. 155-174). CEG. ISBN: 978-972-636-290-6
Publisher
Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Geográficos