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O uso de learning analytics para a organização e o desenvolvimento curricular em cursos online

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorViana, Joana Andreia Domingues, 1983-
dc.contributor.authorFarias, Ísis Alves de
dc.date.accessioned2023-03-24T14:50:36Z
dc.date.available2023-03-24T14:50:36Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2021-12-09
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo visa entender como o uso de learning analytics pode contribuir para aprimorar o currículo de cursos do ensino superior ofertados na modalidade online. Para isto buscou-se respostas a três questões de investigação que foram compreender quais são as contribuições do learning analytics para educação, quais são os fatores limitantes para sua adoção e quais elementos em learning analytics podem ser considerados no momento de planejar e introduzir mudanças no desenvolvimento curricular. Optamos nesta investigação descritiva, inscrita no paradigma interpretativo, na qual se optou por realizar uma revisão sistemática de literatura com objetivo de obter uma visão geral do estado da arte deste tema, realizando análise documental das publicações que daí resultaram, apoiada pela técnica de análise de conteúdo. Complementarmente, foi realizada a aplicação de um questionário a fim de obter a percepção de coordenadores, professores e tutores de um dos maiores consórcios de instituições de ensino superior do Brasil que ofertam cursos na modalidade de ensino a distância. Os resultados mostram que no que tange a adoção de LA existem muitos desafios a serem vencidos, especialmente na dimensão da proteção de dados e principalmente da capacitação dos profissionais de educação. Sobre os benefícios do uso de learning analytics embora conseguimos elencar inúmeros possíveis ganhos para a área educacional, este tema ainda carece de mais estudos e validações que comprovem seus impactos seja ao nível institucional, pedagógico e, principalmente, ao nível curricular. Por fim, foram inconclusivos os resultados sobre como o uso de LA pode contribuir na organização e desenvolvimento curricular de cursos ofertados na modalidade a distância no ensino superior.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand how the use of learning analytics can contribute to improving the curriculum of higher education courses offered online. For this, answers were sought to three research questions that aimed to understand the contributions of learning analytics to education, what the limiting factors for its adoption are, and what elements of learning analytics can be considered when planning the development or introducing changes to the curriculum. In this descriptive investigation, inscribed in the interpretive paradigm, we chose to carry out a systematic literature review with the objective of obtaining an overview of the state of the art on this topic, and carrying out a documental analysis, supported by the technique of content analysis. In addition, a questionnaire was applied in order to obtain the perception of coordinators, teachers, and tutors of one of the largest consortia of higher education institutions in Brazil that offer online degree and post-degree programs. The results show that regarding the adoption of LA, there are many challenges to be overcome, especially in the dimension of data protection and in the training of education professionals. On the benefits of using learning analytics: although we were able to list numerous possible gains for the educational area, this topic still needs further studies and validation to prove its impacts at institutional, pedagogical, and, mainly, at the curricular level. Finally, the results were inconclusive on how the use of LA can contribute to the organization and curriculum development of courses offered in the distance modality in higher education.pt_PT
dc.identifier.tid203059867
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/56803
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_PT
dc.subjectDissertações de mestrado - 2022pt_PT
dc.titleO uso de learning analytics para a organização e o desenvolvimento curricular em cursos onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaçãopt_PT

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