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O Estado Português e as modalidades enunciativas da Educação Moderna. O Governo do liceu e a subjectivação do aluno no discurso de reitores, professores, médicos e visitadoras escolares durante os anos 30 e 40 do século XX
| dc.contributor.author | Ó, Jorge Ramos do | |
| dc.date.accessioned | 2012-05-14T10:28:29Z | |
| dc.date.available | 2012-05-14T10:28:29Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description.abstract | Este texto discute o papel que o Estado português desempenhou no processo de modernização do ensino liceal em Portugal e procura mostrar que o desiderato reformador – insistente na voz dos governantes desde o final de Oitocentos – implicou a construção de um novo regime de enunciação capaz desenvolver poderes, vectores e interconexões que, de facto, viriam a transformar a paisagem dos liceus nas décadas de 30 e 40 do século passado. O Estado surgirá, efectivamente, como aquela instância em cujo interior os problemas de governo da coisa educativa passaram paulatinamente a ser estabelecidos enquanto complexos verbais e linguísticos. Verificar-se-á como ao redor do Estado se foi formando um campo de enunciação discursiva que se dirigiu para a subjectividade dos escolares. Embora se refira a uma temporalidade que coincide com o período histórico do autoritarismo, este texto secundariza deliberadamente a cronologia política. Defender-se-á, assim, que foram os governos da Ditadura Militar e do Estado Novo, chefiados por Oliveira Salazar a partir de 1932, aqueles que, historicamente, conseguiram reunir as condições, quer institucionais quer materiais, para que as ideias e soluções disciplinares relacionadas com a socialização dos alunos, preconizadas insistentemente a partir do último quartel do século XIX quase sempre por educadores democratas, encontrassem finalmente condições materiais de se estenderem a toda a rede pública dos liceus portugueses. Efectivamente, o modelo pedagógico centrado na autonomia dos educandos pôde vincular, um a um, todos os agentes educativos – reitores, professores, médicos e enfermeiras escolares –, obrigando-os a trabalhar institucionalmente em rede e a produzir um mesmo tipo de discurso educativo destinado a intervir sobre as aptidões, as atitudes, as disposições e os comportamentos dos alunos. | por | 
| dc.identifier.isbn | 978-85-7282-385-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/6293 | |
| dc.language.iso | por | por | 
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | por | 
| dc.subject | Ensino liceal | por | 
| dc.subject | História da educação | por | 
| dc.title | O Estado Português e as modalidades enunciativas da Educação Moderna. O Governo do liceu e a subjectivação do aluno no discurso de reitores, professores, médicos e visitadoras escolares durante os anos 30 e 40 do século XX | por | 
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| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Fortaleza | por | 
| oaire.citation.endPage | 66 | por | 
| oaire.citation.startPage | 19 | por | 
| person.familyName | Ramos do Ó | |
| person.givenName | Jorge Manuel Nunes | |
| person.identifier.ciencia-id | 911B-CF64-F53C | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1013-9244 | |
| rcaap.rights | openAccess | por | 
| rcaap.type | bookPart | por | 
| relation.isAuthorOfPublication | b9ee2c41-8c01-43a2-b8a1-ad27bc8c6eaa | |
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