Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Percursos plurais e modalidades de sucesso. Tempos institucionais e tempos biográficos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A ênfase conferida ao (in)sucesso escolar constitui, na verdade, uma questão relativamente recente. Durante décadas, a permanência duradoura na escola depende bem mais de causas sociais - a (im)possibilidade de estudar por constrangimentos associados a uma dada origem social e, muitas vezes, a uma condição de género - do que de resultados escolares. Uma escolarização "a duas velocidades" é vista como natural, reservando-se umaa escolaridade mínima aos filhos do povo, em contraste com trajetórias escolares longas protagonizadas por uma minoria favorecida. Mesmo que essa longevidade escolar assente, em alguns casos/ em um desempenho escolar pouco satisfatório e se alimente de um " arrastar" mais ou menos indefinido dos estudos (Nunes, 1968).

Description

Keywords

Sucesso escolar Escolarização

Pedagogical Context

Citation

Vieira, M. M., Pappámikail, L. , Nunes, Cátia (2015). Percursos plurais e modalidades de sucesso. Tempos institucionais e tempos biográficos. Maria Manuel Vieira (Eds.), O futuro em aberto. (pp. 177-198). Lisboa: Mundos Sociais

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Mundos Sociais

CC License