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Abstract(s)
A ênfase conferida ao (in)sucesso escolar constitui, na verdade, uma questão relativamente
recente.
Durante décadas, a permanência duradoura na escola depende bem mais de
causas sociais - a (im)possibilidade de estudar por constrangimentos associados a
uma dada origem social e, muitas vezes, a uma condição de género - do que de resultados
escolares.
Uma escolarização "a duas velocidades" é vista como natural,
reservando-se umaa escolaridade mínima aos filhos do povo, em contraste com trajetórias
escolares longas protagonizadas por uma minoria favorecida. Mesmo que
essa longevidade escolar assente, em alguns casos/ em um desempenho escolar
pouco satisfatório e se alimente de um " arrastar" mais ou menos indefinido dos estudos
(Nunes, 1968).
Description
Keywords
Sucesso escolar Escolarização
Pedagogical Context
Citation
Vieira, M. M., Pappámikail, L. , Nunes, Cátia (2015). Percursos plurais e modalidades de sucesso. Tempos institucionais e tempos biográficos. Maria Manuel Vieira (Eds.), O futuro em aberto. (pp. 177-198). Lisboa: Mundos Sociais