Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Open future: uncertainty and risk in school choices

Authors

Publications

À procura de rumo. Incertezas e riscos
Publication . Pappámikail, Lia; Vieira, Maria Manuel; Nunes, Cátia
Um dos principais objetivos do capítulo 7 foi assinalar as diferenças entre as várias temporalidades que se entrelaçam nos processos de escolha vocacional individuais, bem como evidenciar os diferentes sentidos que a noção de sucesso escolar pode assumir quando adotados outros (novos?) pontos de vista sociais e culturais. Uma perspetiva que nos conduziu auma tipologia de percursos-tipo onde se encaixaram os trajetos escolares objetivamente trilhados pelos alunos inquiridos distinguindo- os entre si nas suas regularidades e nas suas singularidades. No capítulo anterior fomos mais longe, explorando mais em detalhe o processo de construção da escolha, com ênfase para os atores que a informam e influenciam e para o modo como justificam os protagonistas os rumos adotados para os seus trajetos escolares.
Escolhas escolares e modalidades de sucesso no ensino secundário: percursos e temporalidades
Publication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Nunes, Cátia
A obrigação de frequentar a escola, por um período de tempo cada vez maior, transformou a escolarização numa dimensão crucial da construção biográfica. A transição para o ensino secundário revela-se, neste aspeto, um momento particularmente crítico, uma vez que o jovem é convidado a definir um projeto (de futuro), através duma escolha de via escolar. Ora, ocorrendo numa etapa da vida — a adolescência — caracterizada pela adesão a uma ética de exploração, esta projeção no futuro pode levar a uma tensão entre ritmos biográficos (baseados na exploração) de construção de si e calendários institucionais (baseados na obrigação de escolher) impostos pelo sistema de ensino. Neste artigo, propomos um modelo de trajetórias escolares no ensino secundário que leva em conta tais tensões.
Pais desorientadores? O apoio à escolha vocacional dos filhos em contextos de incerteza
Publication . Vieira, Maria Manuel
Como convencer os filhos a estudar quando as promessas da escolarização são incertas? Questão complexa com que hoje muitos pais se debatem, ela assume particular relevância a partir do momento em que, massificado, o diploma escolar se torna verdadeiramente imprescindível - embora ameaçado no seu valor material e simbólico. A esta situação acresce o contexto de crise financeira e de elevado desemprego juvenil que o espaço europeu (e Portugal, especificamente) atualmente enfrenta, o que contribui para questionar as virtudes de um investimento escolar esforçado.
O futuro em aberto
Publication . Vieira, Maria Manuel
O livro que agora se apresenta divulga os resultados de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Partindo da constatação de uma significativa proporção de “indecisos” entre os alunos do ensino secundário quanto à opção a seguir no futuro, este estudo pretende examinar processos e protagonistas (poder político, media, famílias, professores, orientadores escolares e os próprios alunos) que envolvem um conjunto de escolhas escolares e vocacionais que o sistema de ensino obriga os alunos a fazer, em certos momentos do seu percurso académico. Para muitos jovens-adolescentes, as escolhas vocacionais constituem um verdadeiro desafio biográfico com inequívocas consequências escolares e institucionais, com o qual têm de lidar. Manter o futuro em aberto, suspender o tempo das escolhas definitivas, pode constituir o desígnio para alguns.
Em busca de si: a construção das escolhas escolares no Ensino Secundário Português
Publication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Resende, José Manuel
Dado facto de a obrigatoriedade escolar estender-se por um período de tempo cada vez mais longo, a escolaridade é hoje elemento central e constitutivo das biograias juvenis. De facto, atualmente a individuação adolescente (Breviglieri, 2007) assenta largamente no sistema de ensino e manifesta-se através da pluralidade das opções escolares disponíveis. No caso do sistema de ensino português, essa dimensão acentua-se fortemente à entrada do ensino secundário, dada a obrigação de o aluno ter de escolher uma área de estudos que integre já um projeto pessoal (de vida, de futuro). Neste artigo pretendemos debater questões que se prendem com a construção de escolhas escolares, os ingredientes de que esse processo se compõe, os sentimentos de dúvida e incerteza que levanta, a perceção de riscos que provoca, bem como as soluções adotadas pelos alunos do ensino secundário para lidar com tais dilemas. Iremos suportar a nossa análise num estudo empírico baseado em 24 entrevistas aprofundadas realizadas em 2009 a alunos do 10º e 12º ano de escolaridade em três escolas secundárias socialmente contrastantes do país.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

3599-PPCDT

Funding Award Number

PTDC/CED/67590/2006

ID