Repository logo
 
Publication

Percepções de estudantes acerca de processos de avaliação utilizados em cursos do ensino superior de administração

dc.contributor.authorBolzan, Larissa
dc.contributor.authorAntunes, Elaine
dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.date.accessioned2017-03-08T16:42:25Z
dc.date.available2017-03-08T16:42:25Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo apresentar e discutir percepções de estudantes do ensino superior de Administração sobre o processo de avaliação das suas aprendizagens, sendo percepção o ato de atribuir significados a estímulos, a objetos ou a fenômenos (YURDAKUL, 2015). Abordar o ensino superior de Administração se justifica pelo aumento de 579% no número de matriculados neste ensino, no Brasil, nos últimos vinte anos (INEP, 2015). Além disso, acerca do ensino superior brasileiro, em geral, Fernandes, Rodrigues e Nunes (2012) alertam que as investigações empreendidas, ainda são insuficientes para compreender e melhorar os processos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Na produção acadêmica sobre o ensino superior de Administração não abundam estudos com o propósito de analisar os referidos processos – em especial, o processo de avaliação (BOLZAN; ANTUNES, 2015), mesmo sendo de grande importância. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram coletados por meio de cinco grupos de foco com estudantes de duas instituições, os achados foram analisados com base na Análise do Discurso (PÊCHEUX, 2009). Os resultados mostram que os cursos superiores de Administração investigados estão ainda fortemente orientados por uma avaliação cujo principal propósito é classificar os estudantes. Consistente com a literatura da especialidade, tal processo teve apreciação negativa por parte dos acadêmicos. Os resultados evidenciaram o clamor dos estudantes por um ensino dialógico e, com isso, propõe-se refletir sobre a cocriação do processo de avaliação no ensino de Administração, considerando a necessidade de criar condições para a utilização deliberada e sistemática da avaliação formativa.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBolzan, L., Antunes, E., & Fernandes, D. (2016, Setembro). Percepções de estudantes acerca de processos de avaliação utilizados em cursos do ensino superior de administração. Comunicação apresentada no XL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Costa do Sauípe, Brasil.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27156
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherANPADpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAdministraçãopt_PT
dc.subjectAvaliação educacionalpt_PT
dc.subjectPráticas de avaliaçãopt_PT
dc.subjectPercepçõespt_PT
dc.subjectProcessos de avaliaçãopt_PT
dc.titlePercepções de estudantes acerca de processos de avaliação utilizados em cursos do ensino superior de administraçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCosta do Sauípe, Bahiapt_PT
oaire.citation.titleXL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)pt_PT
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
bolzan, antunes e fernandes_anpad.pdf
Size:
258.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: