Repository logo
 
Publication

A contribuição da educação no desenvolvimento dos PVD: o caso moçambicano

dc.contributor.advisorFerreira, Manuel António Medeiros Ennes
dc.contributor.authorVenichand, Vanessa Gizelle Pereira
dc.date.accessioned2021-09-22T10:18:00Z
dc.date.available2021-09-22T10:18:00Z
dc.date.issued2003-04
dc.descriptionMestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacionalpt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre as características do desenvolvimento que estão subentendidas na relação com a educação. O conceito "desenvolvimento" foi evoluindo ao longo das últimas cinco décadas, sempre com a preocupação crescente de conciliar os aspectos económicos com os da vertente social. Actualmente o desenvolvimento é abordado de forma integradora, abrangendo não apenas o factor económico, mas também o social, o cultural e portanto, a educação. Nesta perspectiva é relevante perceber o que a educação "produz" nas pessoas, e como essas potenciais transformações têm influência no desenvolvimento de um país. Moçambique, país sobre o qual se baseia o nosso estudo, herdou o sistema educativo da estrutura colonial, que não se adequava às suas necessidades globais. Contudo, embora se encontre em situação económica e socialmente desfavorável privilegiou desde a independência o sector educativo como condição essencial para os desafios impostos pelo desenvolvimentopt_PT
dc.description.abstractThe present paper aims to study the characteristics of development related with education. The concept "development" has been evolving the last tive decades, always with the growing concern of conciliating the economic and the social aspects. The development is nowadays seen as integrated, including not only the economic factor, but also the social the cultural and therefore the education. Along this view it is important to understand how education affects people and how these potential transformations influence the development of a country. The country in witch this study is based, Mozambique, notwithstanding it is in an unfavourable economic and social situation, has favoured, since the independence, the educational sector as essential condition for the challenges posed by development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVenichand, Vanessa Gizelle Pereira (2003). A contribuição da educação no desenvolvimento dos PVD: o caso moçambicano. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/21903
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectMozambiquept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.titleA contribuição da educação no desenvolvimento dos PVD: o caso moçambicanopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM-VGPV-2003.pdf
Size:
3.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: