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Educação em Portugal: alguns aspectos quantitativos e qualitativos do ensino básico e secundário

dc.contributor.advisorSão-Pedro, Maria Emília
dc.contributor.authorVieira, José Luís Dias da Costa
dc.date.accessioned2021-10-13T15:02:09Z
dc.date.available2021-10-13T15:02:09Z
dc.date.issued1996-10
dc.descriptionMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.pt_PT
dc.description.abstractEm "Educação em Portugal: Alguns Aspectos Quantitativos e Qualitativos do Ensino Básico e Secundário", analisa-se a questão de se saber se o esforço realizado em Portugal na educação, nomeadamente através do aumento do investimento, tal como preconizado pela teoria do capital humano, tem efectivamente correspondido a um maior sucesso escolar e a uma melhoria da qualidade de ensino. A implementação, em Portugal, de uma Reforma Educativa, consubstanciada na Lei de Bases do Sistema Educativo e posteriormente noutros normativos, apontou como objectivo central a promoção de um ensino básico universal e obrigatório com igualdade de acesso e de sucesso escolares fomentando um modelo não selectivo de avaliação e educação. O leitor é confrontado com a evolução observada, grosso modo, no último decénio, e com a constatação dos vários estrangulamentos existentes, que produzem uma insuficiente eficiência do sistema. A Reforma Educativa permitiu a redução das taxas de retenção através, essencialmente, da alteração do sistema de avaliação, o que produz um "sucesso educativo" que constitui apenas um diferimento no tempo do insucesso anteriormente observado. Na medida em que este tipo de "sucesso" implementado no ensino básico, não viabiliza o sucesso, quer nos níveis seguintes de ensino quer no acesso ao mercado de trabalho, não contribui para a redução das desigualdades sociais e da exclusão social.pt_PT
dc.description.abstractIn "Educação em Portugal: Alguns Aspectos Quantitativos e Qualitativos do Ensino Básico e Secundário", we analyse whether the efFort of investment in education in Portugal, as predicted by the Human Capital Theory, has been effective in producing a higher rate of success and improvement on education quality. The implementation of a System Educational Reform in Portugal, according with the "Lei de Bases do Sistema Educativo" ( Educational System Implementation Law) and in the consecutive legal diplomas, pursued as main target the expansion of Primary Schools to whole of the Portuguese population, providing equal opportunities of access and success, promoting a non-selective system of evaluation and education. The reader becomes aware of the noticed evolution in the last decade and its strangles, which produces an insufficient system efficiency. The System Educational Reform accomplished in increasing the promotion rates, essentially through changing the evaluation system. Therefore, it produced a "success" that only postpones the previous failures. Consequently it does not succeed in promoting higher opportunities in the subsequent leveis of education and in the labour market, failing to reduce social inequality and exclusion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVieira, José Luís Dias da Costa (1996). "Educação em Portugal: alguns aspectos quantitativos e qualitativos do ensino básico e secundário". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/22237
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherISEGpt_PT
dc.titleEducação em Portugal: alguns aspectos quantitativos e qualitativos do ensino básico e secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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