Repository logo
 
Publication

A influência da arte clássica na arte renascentista : um caso prático

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
dc.contributor.authorCerejo, Mariana Sofia Rosa
dc.date.accessioned2023-05-31T14:09:11Z
dc.date.available2023-05-31T14:09:11Z
dc.date.issued2022-10-26
dc.date.submitted2022-09-30
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educaçãopt_PT
dc.description.abstractEste relatório de Prática Profissional Supervisionada tem como objetivo realizar uma proposta didática sobre a influência Clássica na Arte do Renascimento. Com isto podemos analisar a utilização de conhecimentos que os alunos adquiriram no início do ano para trabalhar em outros temas no futuro. Em uma primeira fase, serão analisadas as aulas lecionadas na Escola Secundária do Pinhal Novo, no Concelho de Palmela, sobre a arquitetura romana e o contexto histórico, de seguida será demonstrado como, a partir destas aulas, poderiam ser abordados temas do Renascimento. Os alunos seriam conduzidos a identificar semelhanças e também a compreender o motivo das mesmas, tendo em conta aspetos da cultura romana. Com isto é pretendido fomentar a autonomia, a curiosidade e a capacidade dos alunos de criar relações entre temas, a partir de uma exposição inicial. Para tratar estes assuntos, o foco estará em temas da disciplina bianual de História da Cultura e das Artes, sendo estes o Módulo 2 – Cultura do Senado e o Módulo 5 – Cultura do Palácio do 10.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.description.abstractThis report of Supervised Professional Practice aims to create a teaching proposal about the Classical influence in Renaissance Art. With this we can analyse the use of knowledge that students have gained at the beginning of the year to work on other topics in the future. In a first step, we will analyse the lessons taught at the Pinhal Novo Secondary School, in Palmela, about Roman architecture and its historical context, then we will demonstrate how, from these lessons, Renaissance themes could be approached. Students would be led to identify similarities and also understand the reason for them, taking into account aspects of Roman culture. The aim is to encourage autonomy, curiosity and the students’ ability to create links between themes, starting from an initial exposure. To address these issues, the focus will be on topics from the biannual subject History of Culture and the Arts, these being Module 2 – Culture of the Senate and Module 5 – Culture of the Palace from year 10.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/57725
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectClassicismo (Arte)pt_PT
dc.subjectRenascimentopt_PT
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_PT
dc.subjectCivilização clássicapt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022pt_PT
dc.titleA influência da arte clássica na arte renascentista : um caso práticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie058224_tm.pdf
Size:
15.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: