Repository logo
 
Publication

Universidade ou mercado de trabalho? : uma análise das escolhas de estudantes que frequentam o ensino médio integrado à educação profissional no Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Benedita Portugal e
dc.contributor.authorResina, Natália Gomes Pereira
dc.date.accessioned2020-01-22T15:53:28Z
dc.date.available2020-01-22T15:53:28Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019-10-15
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional ), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação pretende ser um contributo para o campo das pesquisas que tem analisado as motivações e aspirações dos estudantes que atualmente frequentam cursos técnicos integrados ao ensino médio nos Institutos Federais do Brasil. A partir da análise das políticas públicas que foram sendo implementadas no Brasil para romper com a dualidade no sistema de ensino e promover a democratização escolar, discute-se, neste trabalho, em que medida o acesso ao ensino superior tem sido marcado pela diferença de oportunidades entre os grupos sociais. Com o objetivo de compreender se a criação dos Institutos Federais, associada à “Lei de Cotas”, contribuiu para a redução daquelas desigualdades sociais, esta pesquisa centrou-se na análise das motivações, aspirações e percursos dos estudantes que concluíram, entre 2011 e 2018, os cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho (IFSPSRT). De teor exploratório, a pesquisa empírica realizada, incluiu, por um lado, a análise de documentos oficiais e curriculares e, por outro, a aplicação de um inquérito por questionário misto a uma amostra de 100 estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSP-SRT. Os resultados obtidos permitiram concluir que a maioria dos estudantes provêm de classes sociais detentoras de baixos volumes de capital económico e cultural, mas realizaram um percurso escolar bem sucedido no ensino fundamental. Estes estudantes, estrategicamente, procuraram aceder a “uma educação de qualidade” gratuita que lhes permitisse prosseguir estudos e realizar um curso superior, sendo essa a principal razão pela qual escolheram os cursos do IFSP. Assim, a criação destes Institutos, enquanto “política de facilitação do acesso das minorias” à universidade, associada à “Política de Cotas”, parece contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation aims to be a contribution to the field of research that has analyzed the motivations and aspirations of students currently attending technical courses integrated to high school in the Federal Institutes of Brazil. From the analysis of the public policies that have been implemented in Brazil to break with the duality in the education system and promote the democratization of schools, we discuss in this work the extent to which access to higher education has been marked by the difference of opportunities between social groups. In order to understand if the creation of the Federal institute, that is associated with the “Law of Quotas”, has contributed to the reduction of those inequalities, this research has focused on the analysis of the motivations, aspirations, and journeys of the students, who concluded between 2011 and 2018, in the technical courses integrated to high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo Campus in the cities of Sertãozinho (IFSP-SRT). Of an exploratory nature, the empirical research carried out included, on the one hand, the analysis of official and curricular documents and, on the other hand, the application of a mixed questionnaire survey to a sample of 100 students from IFSP-SRT integrated technical courses. The results obtained led to the conclusion that the majority of students come from social classes with low volumes of economic and cultural capital, but have made a successful school career in elementary education. These students, strategically, sought access to ”quality education" free of charge, enabling them to pursue studies and to undertake a higher education course, which is the main reason why they chose IFSP courses. Thus, the setting up of these Institutes, as well as a “policy of facilitating the access of minorities” to the university, coupled with the “Policies of Quotas”, seems to contribute to the democratization of access to higher education in Brazil.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/41335
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjectPolíticas públicaspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMercado de trabalhopt_PT
dc.subjectDesigualdades sociaispt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2019pt_PT
dc.titleUniversidade ou mercado de trabalho? : uma análise das escolhas de estudantes que frequentam o ensino médio integrado à educação profissional no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ulfpie053501_tm.pdf
Size:
4.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: