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Abstract(s)
O relatório/ tese apresenta-se sob a forma de proposta didática para o tema “O fim do
sistema internacional da Guerra Fria: o colapso da União soviética vs a hegemonia dos
Estados Unidos da América”. Este será apresentado, de forma científica e formadora,
a alunos do 12º ano de escolaridade do Ensino Secundário.
O debate acerca do fim da Guerra Fria estende-se até aos nossos dias. Facto
consumado é que em 1985 Mikhail Gorbachev, assumindo o poder, predispôs-se a
reestruturar a frágil economia da União Soviética. As medidas políticas e económicas
ficaram conhecidas como Perestroika, sendo acompanhadas por uma política de
transparência e globalização: a Glasnost. Com isto, Gorbachev aproximou a URSS da
Europa e dos Estado Unidos da América. Este desejo evidente de pôr termo à Guerra
Fria provocou contestação por parte dos países satélites da URSS ao domínio
Soviético. A par desta contestação emergiam sentimentos nacionalistas: a Estónia deu
os primeiros passos aos quais se juntaram a Letónia e a Lituânia. Em 1990 a
desagregação interna da URSS era eminente e Gorbachev, isolado após a queda do
Muro de Berlim, não a conseguiu evitar. As tentativas de liberalização económica
durante a década seguinte foram um fracasso, tanto na Rússia como nas exs-Repúblicas Soviéticas e a transição para o capitalismo trouxe inúmeros problemas.
Em simultâneo, no outro lado do mundo, o colapso do Bloco Comunista e Soviético
permitiu aos Estados Unidos da América assumir a sua posição de hegemonia enquanto superpotência diplomática, económica e militar, através de uma “nova ordem mundial,
mais estável e segura” (Bush, 1990). A vitória na Guerra do Golfo contribuiu também
para a liderança e influência norte americana no mundo. Por sua vez, a economia dos
Estados Unidos da América cresceu ininterruptamente nas duas últimas décadas do
século XX. Indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) demonstraram a
superioridade face a outros países capitalistas e permitiram desenvolvimentos
históricos nos setores primário, secundário e terciário. O mesmo se manifestou nas
áreas académicas, científicas e tecnológicas dos EUA.
Esta proposta didática proclama-se como indispensável (ou até inevitável) para os
alunos de uma nova geração. A compreensão da disputa hegemónica entre as duas
maiores superpotências mundiais do final do século XX revela-se fulcral para o entendimento do panorama político, económico e militar atual. Da mesma forma, os
motivos por de trás da queda ou do sucesso de cada superpotência ajudarão, com
certeza, a melhor compreender as decisões e ações destes dois países no século XXI.
Como tal, esta proposta didática propõe-se, de forma moderna e interessante aos olhos dos jovens de hoje, a apresentar de maneira clara os conteúdos acima mencionados, utilizando o maior número possível de material audiovisual que melhor se adeque aos interesses e hábitos dos aluno do 12º ano de escolaridade, bem como recorreremos a jogos didáticos e ainda ao trabalho cooperativo.
Description
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
Keywords
União Soviética Estados Unidos da América Guerra Fria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
